Extensão do Chrome traz o ‘velho’ visual do Facebook de volta

Extensão engana o site e faz ele pensar que você está usando um navegador que não suporta o novo tema
Equipe de Criação Olhar Digital02/09/2020 18h49

20200821092335
Publieditorial

Se você não gostou do novo visual do Facebook, não se preocupe: existe um truque para conseguir retornar ao visual antigo sem muito esforço: basta usar uma extensão do Chrome.

A extensão se chama Old Layout e funciona de uma forma simples. Basta instalar e recarregar a página. Ela “engana” o Facebook fazendo o site pensar que você está usando um navegador mais antigo, que não suporta o novo tema. Por isso, ao usá-la pode ser que você veja mensagens sugerindo que você “atualize o navegador”, que podem ser ignoradas.

O autor da Old Layout, Matt Kruse, é conhecido por outra extensão popular chamada Social Fixer, que permite “consertar” alguns problemas do Facebook e ocultar posts patrocinados, filtrar o conteúdo do feed, dividí-lo em abas ou ocultar partes e recursos do site que você não usa. Ambas as extensões podem ser usadas em conjunto.

O desenvolvedor não garante, mas “espera” que a extensão continue funcionando após o Facebook eliminar a opção de retornar para o tema antigo, algo que vai acontecer neste mês.

Novo tema

O novo tema do Facebook se tornou disponível a todos os usuários em maio, mas até agora havia a possibilidade de retornar ao tema antigo. A mudança visual mais óbvia é o abandono do azul, que por tantos anos foi tão fortemente associado à rede social. No lugar, a interface agora privilegia o branco e tons de cinza. Além disso, a barra lateral também foi remodelada, com botões mais espaçados e menos poluição visual.

Boa parte dos elementos que faziam com que a barra lateral fosse tão bagunçada agora estão presentes na parte superior da interface, como botões brancos. A aparência é similar ao aplicativo do Facebook para celulares, proporcionando acesso rápido aos recursos que o usuário mais acessa, como grupos, o marketplace, ou a área de games da plataforma.

Também é importante observar que o novo visual também oficializa a introdução no modo escuro para todos os usuários. O recurso já era uma opção para mais da metade do público do Facebook, mas agora deverá estar acessível para todos.

Fonte: Lifehacker