A lista de empresas que investe em tecnologia para fazer carros se dirigirem sem motorista é grande. Mas um estudo divulgado pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, nos EUA (DMV, na sigla em inglês), indica que uma empresa tem liderado com folga o segmento.

Trata-se da Waymo, empresa que nasceu como um departamento de pesquisa do Google e que hoje atua de forma independente, mas dentro do mesmo conglomerado, a Alphabet. O carro autônomo da Waymo pode ser o mais avançado do momento, segundo este estudo.

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A Califórnia é lar de algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, e por isso tem sido o terreno em que mais companhias testam seus carros autônomos. Por esse motivo, estudos divulgados pelo estado norte-americano são bons indicativos da situação do setor como um todo.

Segundo o relatório do DMV, os carros autônomos da Waymo percorreram 567.366 quilômetros dentro dos limites do estado no último ano. É o maior índice entre todas as empresas que têm carros autônomos em testes nas ruas da Califórnia, seguido de longe pela General Motors.

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Um ano antes, os carros da Waymo percorreram 1,023 milhão de quilômetros na Califórnia. Por três anos seguidos, a empresa é a que possui mais quilômetros rodados no estado com veículos autônomos em fase de testes. A GM, como comparação, percorreu 211.910 quilômetros em 2017.

O estudo do DMV também revela quantas vezes os carros autônomos da Waymo precisaram passar o controle para as mãos de um condutor humano. Estes carros, quando em fase de testes, circulam com um engenheiro sentado no banco do motorista pronto para assumir a direção em caso de algum imprevisto.

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Segundo o departamento americano, os carros da Waymo precisaram apelar para a condução humana somente 63 vezes durante 2017. Em média, significa que o veículo precisou de uma mão no volante uma vez a cada 9.000 quilômetros rodados de forma independente, sem a ajuda de ninguém.

A Waymo, quando ainda fazia parte do Google, foi uma das primeiras empresas a entrar na corrida pelo carro inteligente. O primeiro veículo de testes da empresa começou a circular em 2009. Recentemente, a Waymo encomendou “milhares” de minivans da Chrysler para preparar o lançamento do seu serviço de táxi autônomo nos EUA, que já está em testes desde o ano passado.