A Netflix não costuma divulgar dados de audiência, uma das principais críticas de emissoras de TV, concorrentes do serviço. Para colocar fim no mistério, no início do ano, a NBC afirmou que tinha descoberto uma maneira de rastrear o número de espectadores do serviço de streaming, através do monitoramento de uma empresa chamada SymphonyAM. Na época, a Neflix afirmou que os dados eram “extremamente imprecisos”.
Desde então, a SymphonyAM continuou rastreando o serviço, recolhendo informações que mostram a audiência do site de 21 de setembro de 2015 a 1 de maio de 2016. Os números representam quantos usuários assistiram à série, do dia do lançamento até 35 dia depois. Confira:
Hemlock Grove: 1,5 milhão
Bob e David: 1,9 milhão
Flaked: 2 milhões
Love: 4 milhões
Master of None – 5,8 milhões
F is for Family: 7 milhões
Unbreakable Kimmy Schmidt – 8,4 milhões
House of Cards: 9 milhões
Jessica Jones: 9,3 milhões
The Ranch: 9,5 milhões
Demolidor: 11,6 milhões
Making a Murderer: 19,3 milhões
Fuller House: 21,5 milhões
Como é medida a audiência da Netflix?
Segundo Charlie Buchwalter, CEO da SymphonyAM, o processo de medição é feito através de smartphones. “Estes dispositivos são admiravelmente adequados para medição. Os microfones são muito bons, as baterias duram mais e eles estão por toda parte”, declara.
A empresa paga entre US$ 5 e US$ 11 a voluntários que baixam o aplicativo em seus celulares. Uma vez que o app está instalado, ele usa o microfone para ouvir os sons vindos de uma televisão ou computador. A partir daí, uma parceria com uma companhia chamada Gracenote garante que o áudio será identificado em programas. Ao reconhecer o conteúdo, o sistema o registra em sua base de dados.
Os participantes também instalam o aplicativo em laptops e tablets. Assim, mesmo se o aplicativo não for capaz de ouvir o áudio, ele sabe o que o usuário está assistindo nessas plataformas. Buchwalter garante que os dados são corretos.
Via BusinessInsider