Eletroeletrônicos são os principais alvos dos consumidores na Black Friday 2018

Rene Ribeiro15/11/2018 01h34, atualizada em 16/11/2018 18h30

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Uma pesquisa realizada pela Bridge Research, em parceria com a Samsung, apontou que os eletroeletrônicos serão os principais alvos dos consumidores na Black Friday 2018. O estudo, feito com 300 pessoas, revela que 84% dos entrevistados pretendem adquirir um novo um dispositivo do gênero durante a ação (o que inclui ainda eletrodomésticos), que será feita no próximo dia 23 de novembro.

Ainda de acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados revelaram que se preparam financeiramente durante os meses que antecedem a data para adquirir novos produtos; além disso, 63% deles pretendem antecipar as compras de Natal.

Entre os itens mais aguardados para a Black Friday 2018 os smartphones lideram – eles foram mencionados por 75% das pessoas; já as TVs foram citadas por 58% dos entrevistados, enquanto os notebooks vêm em terceiro, com 36%. Refrigeradores (26%), tablets (22%) e lavadoras (22%) aparecem na sequência. Para fechar os objetos de desejo, ainda foram citados para este ano os acessórios para smartphones (19%), equipamentos de ar-condicionado (14%) e smartwatches (12%).

O que é importante para decidir a compra em cada categoria de produto

Na categoria que lidera as intenções de compras (smartphones), marca e processador dos produtos são itens primordiais para 33% e 50% dos consumidores, respectivamente, seguido por bateria (25%) e câmeras (23%). Para a segunda colocada do ranking (TVs), o tamanho das telas (73%) e a resolução 4K (42%) estão entre os mais relevantes para o consumidor, seguido de recursos como navegação na Internet (41%). Já para a compra de notebooks, os usuários avaliam desempenho (54%) e memória (48%) e levam em conta a configuração de modo geral (38%).

Para os eletrodomésticos, a economia de energia e a capacidade são os itens mais importantes tanto para o investimento em um novo refrigerador quanto em uma nova máquina de lavar – 75% dos usuários consideram a economia de energia em primeiro lugar ao comprar geladeiras, seguido pela capacidade do aparelho (55%) e tamanho do freezer (45%). No caso das máquinas de lavar, 69% dos consumidores avaliam a capacidade do produto (69%) antes de itens como economia de energia (64%) e tecnologias embarcadas no eletrodoméstico (28%).

E a “Black Fraude”?

Em paralelo, o estudo também indica que a desconfiança inicial do brasileiro com os descontos praticados na data parece ter diminuído. De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados afirmaram que acreditam nos preços sugeridos no período, mas 97% não deixam de comparar os valores dos produtos com outras datas antes de adquiri-los.

Ainda, para a maior parte dos compradores, preço (75%) e marca (50%) são os quesitos mais observados na hora de investir em um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico. Já as preferências por compras em lojas online (58%) e físicas (42%), apesar de se manterem quase equilibradas, não dispensam as pesquisas realizadas pela Internet antes da aquisição de qualquer produto, conforme revelado por 95% dos participantes do estudo.

Pós-venda é diferencial

A pesquisa realizada por Bridge e Samsung levantou ainda que 77% dos consumidores têm interesse por marcas que auxiliam os usuários no entendimento dos produtos, ajudando-os na hora da compra; e a atenção de 85% dos entrevistados nos serviços de pós-venda, como assistência técnica e clube de benefícios, ao adquirir um novo produto durante a Black Friday.

Colaboração para o Olhar Digital

Rene Ribeiro é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital