Desenvolvedores de apps ganham mais na loja da Apple do que no Google

Os principais desenvolvedores na App Store tiveram uma receita bruta 65% maior do que os da Google Play
Redação18/06/2019 19h56, atualizada em 18/06/2019 23h30

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Os principais desenvolvedores de aplicativo da App Store estão ganhando até 64% mais em receita bruta do que os do Google Play, de acordo com a consultoria Sensor Tower.

A empresa responsável por pesquisar o ecossistema de aplicativos movéis mostrou, no senso do primeiro trimestre de 2019, que os 100 principais publicadores da App Store fizeram 83,8 milhões de dólares em receita bruta média, enquanto os principais desenvolvedores do Google Play receberam cerca de 51 milhões de dólares.

Reprodução

Além disso, as pessoas continuam gastando mais dinheiro na compra de aplicativos. Os consumidores gastaram US $130 milhões durante o trimestre, em comparação com US$ 33,9 milhões durante o primeiro trimestre, cinco anos atrás. Desde 2014, o Google Play registrou um aumento de 289% no consumo, enquanto a App Store obteve crescimento de 291%.

Se o aumento do consumo foi similar, o dinheiro gasto em aplicativos que não são jogos ficou longe de ser parecido. A loja da Apple destacou-se nesta categoria com US $ 23 milhões gastos, enquanto o Google Play marcou apenas US$ 7 milhões.

Quando se trata de aplicativos de jogos, a Tower disse que a disparidade é um pouco menor, com os consumidores da App Store gastando US$ 70 milhões e os do Google Play gastando US $ 48 milhões no trimestre.

“A diferença de gastos médios entre a App Store e o Google Play é mais próxima aqui – mas a situação ainda está muito a favor da Apple”, disse o Sensor Tower.

Contudo, apesar dos consumidores gastarem mais na Apple, no início de junho a App Store foi processada por desenvolvedores devido as suas taxas abusivas.

Donald R. Cameron e Pure Sweat Basketball apresentaram uma queixa ao Tribunal do Distrito Norte da Califórnia, alegando que a Apple conduz práticas anticompetitivas em sua App Store, incluindo uma taxa de comissão de 30%, precificação mínima e US$ 99 anuais taxa de desenvolvedor.

“A Apple abusa flagrantemente do seu poder de mercado em detrimento dos desenvolvedores, que são forçados a usar a única plataforma disponível para vender seu aplicativo no iOS”, disse Steve Berman, o advogado que representa a classe proposta de desenvolvedores, em um comunicado de imprensa em junho. “Em um cenário competitivo, isso simplesmente não aconteceria”.

Via: CNET

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital