No mercado norte-americano, a Amazon possui desde 2009 uma linha de produtos de marca própria chamada AmazonBasics. Em seu catálogo, são vendidos eletrônicos, utilitários para casa e até mesmo acessórios para escritório. O objetivo da gigante do varejo é oferecer aos consumidores produtos similares ao de marcas conhecidas por um preço mais baixo.
Embora vários produtos da linha figurarem no ranking de mais vendidos nos EUA, diversos consumidores relataram acidentes relacionados com mercadorias da AmazonBasics, incluindo pequenas explosões, faíscas, derretimento e até o início de incêndios.
Segundo a Amazon, os defeitos podem ter sido causados por uma série de fatores. A empresa afirmou que podem tanto ter ocorrido falhas internas no processo de fabricação como também os produtos podem ter sido usados em sistemas elétricos muito antigos ou inadequados.
Consumidores reportaram queimaduras causadas por carregadores de smartphones, além de cabos USB que derreteram durante o uso. Créditos: CNN/Reprodução
Para conseguir vender seus gadgets por um preço mais baixo, a empresa acabou optando por terceirizar grande parte do processo de fabricação da linha Basics para fabricantes chineses. O uso de componentes eletrônicos de entrada nos projetos de alguns produtos também pode ter sido determinante para a causa dos problemas.
Investigação interna
Vale ressaltar que diversas reclamações já vinham sendo reportadas pelo sistema de avaliação de produtos da Amazon há alguns anos. Em busca de uma solução definitiva, a empresa preferiu retirar parte dos itens de circulação para dar início a um processo de investigação interna.
Parte dos itens com defeito foram devolvidos ou descartados pelos compradores. Por fim, a Amazon garante que monitora de perto o feedback dos clientes afetados. Se no fim do processo de testes for concluído que parte dos produtos da AmazonBasics apresenta riscos em potencial, será iniciado um processo de recall.
Fonte: CNN