Logo após o anúncio do Cybertruck, Elon Musk postou em usa conta no Twitter um vídeo de sua picape elétrica puxando sua principal concorrente, a Ford F-150, morro acima. A ideia era mostrar a potência do Cybertruck, mas a disputa não foi muito justa: a versão da F-150 usada tinha tração traseira e estava com a caçamba vazia, o que a colocava em desvantagem, pois dessa forma havia menos peso sobre o eixo traseiro, e menos atrito dos pneus contra o solo.
Obviamente, a Ford não gostou da comparação. Sunny Madra, executivo da companhia, postou um Tweet desafiando Musk a enviar um Cybertruck para uma comparação “justa”, ao que o CEO da Tesla respondeu “Pode Vir!”. Mais tarde, a montadora emitiu um comunicado recusando uma revanche, alegando que o tuíte de Madra foi apenas um “desabafo” diante da comparação “absurda”.
Mas graças ao canal The Hacksmith, no YouTube, a revanche aconteceu. Porém com um detalhe: em escala um tanto menor, com um Cybertruck com metade do tamanho do veículo real. Apesar de pequeno, o “mini-cybertruck” é poderoso: ele tem três motores elétricos (como o modelo real) e torque de 850 N m (Newton/metro), 50% superior ao de uma Ford F-150 de verdade.
A comparação foi feita com uma Ford F-150 XLT, modelo 2010, com 310 cavalos de potência e torque de 495 N m. Os veículos foram conectados com uma corrente de aço, e aceleraram ao mesmo tempo, em direções opostas. No primeiro teste, a F-150 arrastou o Cybertruck com facilidade.
Mas como apontou James Hobson, apresentador do canal, a disputa não foi justa já que era uma simples questão de física: o mini-Cybertruck é muito mais leve (453 kg) do que a F-150 (2.200 kg), o que reduz o atrito sobre os pneus e sua força de tração.
Para “nivelar” a disputa, foi preciso carregar o mini-Cybertruck com 680 quilos de blocos de concreto e pesos de aço, levando o peso total a 1.133 kg. E nessa configuração, o mini-Cybertruck não teve muita dificuldade em arrastar a Ford. Assista:
Todo o processo de construção do mini-Cybertruck foi documentado em uma série de vídeos no canal The HackSmith. Segundo Hobson, o projeto consumiu muito tempo e dinheiro: no total mais de US$ 54 mil, considerando o custo de peças e mão de obra. Mais que um Cybertruck de verdade, que na configuração média custa US$ 49.900.