Já faz algum tempo que a tecnologia é apontada como componente fundamental para as profissões que serão exercidas no futuro por nossos jovens. O que ninguém esperava é que, entre todas as possibilidades, a profissão de YouTuber fosse se tornar uma das mais cobiçadas.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Harris Poll, a pedido da Lego, atualmente o público infantil tem mais interesse no YouTube do que em missões espaciais. O estudo foi realizado com três mil crianças com idades entre oito e 12 anos, dos Estados Unidos, Reino Unido e China.

Ao serem questionadas sobre qual profissão gostariam de seguir, três em cada dez crianças norte-americanas e britânicas afirmaram que queriam ser “youtubers ou vlogueiros”. Além disso, profissões como professor, atleta profissional ou músico foram outras carreiras citadas pelos pequenos.

Para ambas as nacionalidades, virar astronauta ficou na última posição da lista das profissões mais desejadas, com apenas 11% de interesse. A empresa que realizou a pesquisa não soube informar o porquê dessa falta de interesse, mas supõe que, no caso dos EUA, as crianças já estejam acostumadas a ver representantes de seus país em missões espaciais da NASA, por isso, não há tanto fascínio nessa ideia.

Na China, o cenário é diferente: 56% das crianças pesquisadas possui algum interesse em se tornar astronauta. Curiosamente, a profissão de “youtuber e vlogueiro”, preferência dos norte-americanos e britânicos, ficou em último lugar entre as crianças do país, com apenas 18% de adeptos.  

Além disso, as crianças chinesas demonstraram bastante interesse em ir ao espaço, e têm expectativas bastante altas sobre a presença dos humanos na exploração do universo. De todos os entrevistados ouvidos na China, 96% também acreditam que o homem vai viver em algum outro planeta no futuro. Nos EUA e no Reino Unido, essa ideia ficou com 68% e 63% respectivamente.

E você, qual foi sua profissão dos sonhos quando criança? 

Via: Revista Galileu