Criador do Google quer transformar carros voadores em realidade

Redação09/06/2016 13h31, atualizada em 09/06/2016 13h44

20160609103700

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Todo fã de ficção-científica sonha com o dia em que conceitos futuristas da literatura e do cinema vão se tornar realidade: conhecimento adquirido por download, interfaces holográficas e máquinas de teletransporte são alguns exemplos. No topo da lista, porém, quase sempre está o sonho de vermos por aí carros voadores.

Larry Page, co-fundador do Google, parece ser um dos bilionários interessados em trazer essa tecnologia para o mundo real. Reportagem da agência de notícias e rede de TV Bloomberg descobriu que Page, que hoje é CEO da Alphabet, dona do Google, é fundador e principal financiador de uma startup dedicada ao desenvolvimento de veículos como os do filme “Blade Runner”.

A empresa se chama Zee.Aero e há tempos chama a atenção da imprensa por um fato curioso. Criada em 2010, a companhia tem como endereço o distrito de Mountain View, na Califórnia, e é vizinha próxima da sede do Google. O curioso é que o Google é único dono de grande parte da região, e ter uma startup montada, basicamente, no seu “quintal” levantou suspeitas.

Até hoje, porém, a Zee.Aero e o Google negaram publicamente ter qualquer relação um com o outro. O projeto desenvolvido lá dentro também era mantido em segredo, assim como a identidade do seu fundador. Informações obtidas pela Bloomberg, porém, confirmaram que a startup é criação de Larry Page e seu objetivo é mesmo criar carros voadores.

Por que Page resolveu manter seu envolvimento com a empresa em segredo ainda é um mistério, já que o bilionário não quis comentar o assunto com a Bloomberg. Até mesmo os funcionários da empresa não poderiam conversar com a imprensa, seguindo à risca uma cartilha distribuída pelo empregador com instruções de como evitar certas perguntas de jornalistas.

Segundo a reportagem, uma das instruções era de que os funcionários nunca se referissem ao chefe pelo nome Larry Page. Em vez disso, chamavam-no de “Gus” – uma sigla que representa “guy upstairs”, ou “o cara do andar de cima”, em tradução livre. Isso porque os funcionários da Zee.Aero ficavam restritos ao primeiro andar do prédio da empresa, enquanto o CEO tomava conta de todo o segundo andar só para si.

Hoje, a Zee.Aero tem cerca de 150 colaboradores. A empresa é dona de um hangar no aeroporto de Hollister, a cerca de 93 quilômetros da sede em Mountain View. É lá que a companhia realiza testes de voo com seus ainda misteriosos protótipos, geralmente durante a madrugada, quando não há funcionários do aeroporto ou curiosos por perto para fotografar ou filmar.

O site oficial da Zee.Aero, porém, não cita “carros voadores” ou mesmo o nome de Larry Page e do Google. A página apenas declara que está “desenhando, construindo e testando maneiras melhores de chegar do ponto A ao ponto B” e que tem vagas abertas para engenheiros que queiram trabalhar “na interseção entre aerodinâmica, fabricação avançada e propulsão elétrica”.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital