Pacientes com Covid-19 atendidos no Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) contam com o apoio da Motorola para o acompanhamento de seu estado de saúde após receberem alta.
A companhia doou ao hospital um software que permite monitorar o enfermo durante 14 dias após a internação, sem que ele precise se deslocar até o HC. Cerca de 15 pacientes já estão usando o aplicativo denominado “Acompanhamento Covid-19”.
Ao receber alta do hospital, o paciente recebe uma papeleta com um QR Code com o nome e o CRM do médico responsável pelo monitoramento remoto. Ao ser escaneado, o código abre um browser customizado no smartphone, sem a necessidade de baixar e instalar nenhum aplicativo.
App criado pela Motorola possibilita contato com médico em tempo real. Foto: StockSnap/Pixabay
Contato com médicos
Para tanto, o paciente tem de responder diariamente a cinco perguntas simples sobre seu estado de saúde, como temperatura corporal, tosse, cansaço e falta de ar nas últimas 24 horas. Com base nas respostas, caso sejam detectados sintomas do coronavírus e identificados sinais de alerta, os dados serão enviados aos médicos, que entrarão em contato com o paciente, para dar orientações e encaminhá-lo a uma Unidade de Saúde.
Com a solução, o monitoramento ficou muito mais rápido e eficiente. Antes do aplicativo, um atendente do HC Unicamp fazia as perguntas em ligações diárias para cada um dos pacientes, tabulando as informações para depois encaminhá-las a um médico. Agora, o responsável clínico recebe o questionário dos pacientes em tempo real, podendo entrar em contato, caso necessário, imediatamente.
De acordo com a Motorola, com o sucesso da solução, será possível estender o uso do software para outros hospitais de rede pública, até mesmo para o acompanhamento futuro de outras doenças.
Via: HC Unicamp