A Microsoft já deu sinais de que quer fazer da Cortana, assistente pessoal do Windows 10, um produto a parte de seu sistema. Para isso, eles já a separaram do recurso de pesquisas do sistema operacional na atualização de maio de 2019.

Agora, um aplicativo beta da Cortana apareceu de forma independente na loja de aplicativos do sistema, o que sugere que ela pode não ser mais parte integrada do Windows 10 em uma atualização futura. Esse pode ser o próximo passo para a empresa retirar a assistente de seus dispositivos. 

Inicialmente, a empresa está usando este aplicativo beta para realizar atualizações da Cortana de forma independente do sistema operacional, para que o assistente digital possa, supostamente, ganhar novos recursos mais rápido, sem a necessidade de esperar um update do Windows.

No entanto, pelo que se sabe, a Cortana foi criada como um serviço baseado na Web, ou seja, ela já recebia atualizações sem a necessidade de alterações no Windows 10. Por esse motivo, a Microsoft pode ter outros planos para a assistente pessoal.

Não está claro quais decisões a Microsoft vai tomar em relação a Cortana, mas provavelmente tem alguma ligação com a próxima fase de atualizações do Windows 10, intitulada 19H2, que deve chegar em outubro para todos os dispositivos rodando o sistema operacional.

A Microsoft planeja começar os testes para a segunda grande atualização do ano em breve. Os primeiros a receber este update serão os usuários inscritos em seu programa de testes, o Insider. A empresa está mantendo em segredo quais novidades estarão presentes na próxima atualização e essa pode ser uma delas.

Via: The Verge