Conheça o menor sensor de imagem do mundo, recordista do Guinness

Produto da OmniVision captura imagens de 40 mil pixels e pode ser usado em aparelhos médicos, como cateteres e endoscópios
Redação30/10/2019 21h11, atualizada em 30/10/2019 21h40

20191030055031

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OmniVision, da Califórnia, desenvolveu o menor sensor de câmera do mundo – do tamanho de um grão de areia. A lente do OV6948 mede apenas 0,575 x 0,575 x 0,232 mm e, com isso, detém o recorde mundial do livro Guinness para “o menor sensor de imagem comercialmente disponível”.

O módulo da câmera tem um design de bolacha wafer, com dimensões quadradas de 0,65 mm x 0,65 mm e 1,158 mm de espessura. O sensor pode registrar imagens e vídeos a 30 quadros por segundo coloridos com qualidade de 40 mil pixels (0,04MP). Além disso, ele possui um campo de visão grande-angular de 120º e profundidade de até 30mm. A câmera também possui um recurso analógico que transmite dados de imagem a uma distância de quatro metros.

A OmniVision explica que seu novo sensor foi desenvolvido, a princípio, para uso em aparelhos médicos, como endoscópios e cateteres. Ele pode ser aplicado, no entanto, em uma variedade de setores, como internet das coisas, acessórios inteligentes e aparelhos forenses, odontológicos e veterinários.

A câmera será visivelmente mais fria que as sondas tradicionais, permitindo períodos mais longos de uso dentro dos pacientes. ao consumir apenas 25mW de energia. “Devido ao baixo consumo de energia do sensor, menos calor é gerado na ponta distal do endoscópio, melhorando o conforto do paciente e permitindo procedimentos de maior duração”, diz a empresa em seu site.

“O OV6948 oferece uma solução compacta e de alta qualidade para cateteres e endoscópios descartáveis, que veem uma demanda crescente devido à sua capacidade de reduzir riscos de contaminação cruzada e diminuir ineficiências e custos associados aos reparos, aos testes pré-procedimentos e à esterilização de endoscópios reutilizáveis”, acrescenta.

Fonte: Hindustan Times

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital