A Mozilla interrompeu o desenvolvimento do lançamento do Firefox no Android. Em vez disso, a companhia preferiu focar no desenvolvimento do navegador de próxima-geração, o Firefox Preview. Ele está programado para substituir sua versão antiga até o final deste ano e o grande update para a versão 2.0 vem com novas ferramentas.

É o caso, por exemplo, do widget de pesquisa, uma notificação de controle para playback de áudios ou vídeos, entre outras melhorias de usabilidade. No entanto, os complementos ainda não estão disponíveis.

Tocar e segurar a barra de endereço agora dá um acesso rápido ao colar, copiar, colar e ir, permitindo uma maior facilidade em entrar ou compartilhar URLs. Além disso, uma notificação aparece automaticamente para permitir o controle de áudio e vídeo, possibilitando escutar com o navegador em uma segunda janela. Você pode adicionar o widget da barra de procura na tela inicial do seu smartphone, que vai direcioná-lo para o Firefox.

publicidade

Do mesmo jeito, agora é possível adicionar atalhos de site ao seu iniciador e também permite abrir rapidamente uma guia anônima tocando e segurando o ícone do navegador. Porém, alguns usuários do Google Pixel 3 revelaram que essa funcionalidade não funcionou muito bem em seu smartphone, segundo o site Android Police. Isso, no entanto, é compreensível já que o aplicativo ainda está em sua versão beta.

O caminho para acessar uma conta no Firefox também foi melhorado, uma vez que você só precisa clicar uma vez para obter acesso, caso você esteja conectado a outra versão do Firefox no seu dispositivo. Uma vez que você começou a usar a sua conta, você também está apto para enviar abas do Firefox Preview para outro dispositivo, algo que o Chrome também desenvolveu recentemente.

Por fim, entre as últimas novidades do navegador está o maior controle sobre a limpeza de diferentes tipos de dados de navegação. Contudo, complementos ainda não são vistos em lugar algum, mas a Mozilla prometeu que vai disponibilizá-los uma vez que o Firefox Preview estiver pronto para uma versão mais estável.

 

Via: Android Police