Qual a melhor plataforma para montar um e-commerce? Com as mudanças causadas pela pandemia da Covid-19, muitos negócios se viram forçados a fazer uma mudança que até então estava nos planos, mas para o futuro: mover sua empresa para o mundo virtual. Mas se até para grandes companhias esse passo deve ser tomado com muita cautela, o desafio é ainda maior para as pequenas e médias.
“O empreendedor brasileiro geralmente é o ‘faz tudo’ da sua empresa: compra, vende, contrata, gerencia as redes sociais e, em muitos casos, tem que montar seu próprio site”, afirma o country manager da GoDaddy no Brasil, Beto Santos.
Mas diferente do que acontecia no início da Revolução Digital, o empresário hoje não precisa dominar linguagens de programação (ou ter um sobrinho que entenda) para, em pouco tempo, ter sua loja online funcionando. Soluções inteligentes de construção de sites podem se adaptar ao nível de conhecimento do empreendedor e até orientá-lo sobre a forma ideal de migrar o seu negócio para a rede, tomando como exemplo as melhores práticas do mercado.
A GoDaddy possui dois planos de criação de páginas de e-commerce. O “Loja Online“, dentro do “Sites + Marketing” é a melhor opção para iniciantes, no qual o empreendedor consegue adicionar produtos, fotos, descrições e controlar SKUs em um só lugar, sem a exigência de qualquer conhecimento técnico. O formato suporta até cinco mil produtos na loja virtual, com até 10 imagens por produto, e aceita os principais cartões de crédito, Paypal e Apple Pay de forma totalmente segura.
O sistema do “Sites + Marketing” da GoDaddy conta ainda com mais de 16 mil modelos com leiautes pré-definidos que também podem ser personalizados para cada negócio. “É tudo muito autoexplicativo. O empreendedor consegue criar um site em uma hora, e o sistema já sugere templates e formatos que têm a ver com seu negócio”, explica Santos.
Neste contexto, uma ferramenta essencial é o “InSight” – um sistema inteligente desenvolvido para ajudar na otimização da página de acordo com a natureza do negócio. “Utilizando Inteligência Artificial, a GoDaddy analisa o desempenho dos nossos mais de 19 milhões de clientes para trazer as práticas que estão funcionando melhor em cada setor”, afirma o executivo.
Comece sua loja virtual gratuitamente e aumente suas vendas
Se seu e-commerce é especializado em itens de decoração, por exemplo, o InSight compara o desempenho da sua loja com outras do mesmo setor, e indica para você o que eles estão fazendo que está dando resultados. “Essas informações são trazidas em um painel de controle que te dá dicas de como seu mercado está construindo sites e como você pode fazer para melhorar seu negócio”, completa o country manager da GoDaddy no Brasil.
O Criador de Sites da GoDaddy ainda otimiza automaticamente o e-commerce para a melhorar sua classificação nos buscadores do Google, Yahoo e Bing. Em minutos o empreendedor ainda pode promover produtos na sua página de negócios do Facebook, e ser sempre notificado a atualizar seus canais de mídia social quando fizer alterações na página. A ferramenta para disparo de e-mail marketing ainda permite facilmente criar e enviar mensagens para até 25 mil contatos por mês.
Para usuários mais avançados e que já criaram e fizeram a gestão de algum e-commerce antes, a solução “WordPress eCommerce” – o sistema de gestão de conteúdo mais utilizado na internet – é a melhor opção. Através de uma parceria entre a GoDaddy e a Woocommerce (um dos melhores e mais potentes plugins para lojas virtuais da plataforma WordPress) o empreendedor terá acesso gratuito às melhores extensões premium da ferramenta, que permitem realizar a gestão e a segurança do site, alertas de atividade, estatísticas, integração da loja com redes sociais e mais.
Quando se opta pela plataforma WordPress, o empresário tem um ganho significativo em performance. O plano da GoDaddy inclui e-mail profissional, certificado SSL e domínio grátis, além de armazenamento e visitantes ilimitados. O CDN Boost ainda garante tempos de carregamento até 50% mais rápidos.
Conte com uma hospedagem WordPress confiável
Em termos de segurança, a GoDaddy faz a gestão e atualização da versão do WordPress para que o cliente não fique vulnerável a ataques de hackers com versões defasadas da plataforma. O backup das páginas também é facilitado, e pode ser feito em apenas um clique. O mecanismo autônomo exclusivo de segurança da empresa ainda realiza, diariamente, análises e scans para manter as lojas online livres de malware, além de implementar medidas adicionais de proteção contra hackers.