As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança no setor tecnológico, mas existem muitas profissionais que têm se destacado no setor e trabalhado para mudar o cenário e aumentar a presença feminina no mercado. Conheça oito mulheres que fazem a diferença no mundo da tecnologia:
Sheryl Sandberg – diretora de operações do Facebook
Sheryl Kara Sandberg foi eleita em 2012 uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Ela trabalha como diretora de operações do Facebook desde 2008 e foi a primeira mulher a participar do conselho de administração da empresa. A profissional tem se destacado por seu trabalho para reduzir a desigualdade de gênero na tecnologia.
“Precisamos ajudar as mulheres a dominarem o poder que elas têm, aprender como negociar aumentos de salário e a receberem o pagamento que merecem.” Sandberg já trabalhou como vice-presidente de vendas globais e operações online do Google, e foi chefe de pessoal no Departamento do Tesouro norte-americano.
Susan Wojcicki – CEO do YouTube
Wojcicki trabalha no Google desde 1999, mas já passou por empresas como a Intel e a Bain & Company, uma consultoria de investimento. Na gigante de buscas, ela trabalhou em grandes projetos, como os primeiros doodles, o Google Imagens e ferramentas de propaganda como o Adwords e o AdSense.
Atuando como presidente do YouTube desde 2014, ela já foi citada como a pessoa mais importante da publicidade e é frequentemente listada nos rankings de mulheres mais poderosas do mundo. O interessante é que, mesmo tendo tirado cinco licenças-maternidade, a presidente não foi impedida de crescer na empresa.
“Eu entrei no Google quando estava grávida, então essa é a minha primeira associação. No segundo filho, trabalhei no time que criou o AdSense. Já no terceiro, na aquisição do YouTube. O quarto é no Double Click”, afirmou durante uma entrevista. O quinto filho nasceu mais ou menos na época em que ela foi nomeada presidente da plataforma de vídeos.
Meg Whitman – CEO da HP
Meg Withman já trabalhou na Disney e na Dreamworks e atua como presidente da HP desde 2011. Formada em Harvard e Princeton, ela é uma das pessoas mais ricas da Califórnia e já chegou a se candidatar ao governo do estado.
Zuhairah Washington é gerente geral da Uber e ajudou a implantar uma série de modalidades da plataforma em âmbito regional. Antes de entrar no setor de tecnologia, ela trabalhou na empresa de investimentos e empreendimentos imobiliários MacFarlane Partners. “A parte mais impactante do meu trabalho é capacitar as mulheres e comunidades minoritárias com oportunidades de empreendedorismo fornecidas pela plataforma Uber”, explicou.
Ginni Rometty- presidente da IBM
Virginia Marie Rometty é a primeira mulher a comandar a IBM na história da companhia. Lá, ela trabalhou como vice-presidente, executiva de vendas, marketing e estratégia. A profissional é apontada como uma das responsáveis por encabeçar a estratégia de crescimento da empresa e colocá-la na era da computação em nuvem e do business analytics. “Nunca deixe alguém definir quem você é. Apenas você pode definir isso”, afirma.
Angela Ahrendts – vice-presidente de vendas da Apple
Angela Ahrendts é a vice-presidente de varejo da Apple desde 2014. Antes, ela trabalhou como CEO da grife Burberry e foi a primeira mulher a aparecer na lista de CEOs mais bem pagos do mundo. Em 2014, ela faturou mais de US$ 70 milhões, mais do que o CEO da Apple, Tim Cook.
Ruth Porat – diretora financeira da Alphabet
Ruth Porat é a responsável pelas finanças da Alphabet desde 2015. A profissional atuou como gerente financeira do banco de investimentos Morgan Stanley, onde trabalhou com empresas como a Amazon, o eBay e o Netscape.
Em 2013, ela foi convidada para ser vice-secretária do Tesouro dos Estados Unidos pelo então presidente Barack Obama. A proposta foi declinada, segundo ela, por ter “outros projetos para o crescimento profissional” em vista. Porat foi eleita em 2016 uma das mulheres mais poderosas do mundo.