Confirmado: Samsung praticamente aposenta os celulares da série Galaxy J

Apenas os modelos abaixo de R$ 1.000 da linha permanecerão no mercado
Redação10/04/2019 23h52, atualizada em 11/04/2019 00h06

20190410090106

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O que muitos suspeitavam foi confirmado. A Samsung vai mesmo aposentar uma de suas linhas mais populares: a Galaxy J. A informação foi confirmada por executivos da empresa durante o evento de apresentação da edição 2019 da série Galaxy A.

Aliás, por falar em Galaxy A, essa será a linha que substituirá de vez a família J no nicho de smartphones intermediários da Samsung. “Investimos no upgrade das configurações da linha Galaxy A e apostamos nela como o novo carro-chefe para nossos telefones intermediários e intermediários Premium”, afirmou Renato Citrini, gerente de produtos mobile da Samsung no Brasil. “Continuar a investir em uma linha semelhante como a Galaxy J seria ter produtos em duplicidade no mercado, um risco de canibalização, além da possibilidade de confundir o consumidor. Logo, optamos por descontinuar quase toda essa série”.

É importante dizer que a Samsung não aposentará toda a linha Galaxy J. Citrini afirmou que os modelos de entrada, que custam abaixo de R$ 1.000 – mais precisamente os Galaxy J2 Core e J4 Core – continuarão a ser vendidos. No entanto, ele não confirmou se estes dispositivos ganharão uma atualização.

Mudança arriscada

No nicho dos smartphones intermediários – onde a Samsung tem 64% de participação de mercado na América Latina – a linha Galaxy J esteve sempre entre as mais populares da marca sul-coreana. Logo, substituí-la pela série Galaxy A pode causar uma resistência inicial junto ao público.

Para se ter uma ideia da sua popularidade, de acordo com uma pesquisa da alemã Gfk, quase metade (47%) dos smartphones vendidos no Brasil no primeiro semestre de 2018 pertencia ao portfólio da série J – e em 2017, sozinha, a linha respondeu por 31% (47,4 milhões de unidades) das vendas na América Latina, segundo um levantamento da consultoria IDC.

Para explicar o sucesso da linha J, a fabricante sul-coreana afirma que sempre tentou comercializar versões dos aparelhos adaptadas ao gosto do público brasileiro, com maior capacidade de armazenamento, cores exclusivas e câmeras com maior abertura de lente, que permite melhores fotos em ambientes pouco iluminados.

Atualmente, a Samsung é líder do mercado de smartphones na América Latina, com 52% de participação. Esse número é considerado o maior marketshare da fabricante fora da Coreia do Sul.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital