A maior loja de games para PC está perto de ganhar concorrência de peso. A Epic Games, desenvolvedora de “Fortnite”, vai lançar em breve a Epic Games Store, prometendo fatias maiores de vendas para desenvolvedores e buscando conquistar parceiros do Steam que estão insatisfeitos com políticas atuais.
Atualmente, a Valve fica com entre 20% e 30% de todas as vendas feitas dentro do Steam – quanto mais um jogo vende, menor é fatia da Valve, que fica com 20% das vendas após a receita do jogo atingir US$ 50 milhões. Essa política gera insatisfação por parte de alguns parceiros, que acreditam que a Valve ganha mais do que deveria com as vendas.
Para conquistar esses insatisfeitos, a loja da Epic promete uma fatia maior de todas as vendas para desenvolvedores: independentemente de quanto o game faturou dentro da Epic Games Store, os criadores vão ficar com 88% da receita, e os outros 12% vão para a Epic Games.
A loja vai funcionar tanto pela web quanto através do cliente Epic Games Launcher, já usado por jogadores de “Fortnite” no PC e Mac. Inicialmente, apenas alguns poucos games serão disponibilizados para Windows e Mac, e ao longo de 2019 novos títulos vão ser adicionados ao catálogo, assim como games para Android.
O Steam domina o mercado de jogos para PC há muitos anos sem enfrentar concorrência de peso. Existem algumas lojas alternativas – como a GOG.com e a Microsoft Store – e até ofertas de desenvolvedores específicos – Activision Blizzard e Electronic Arts -, mas nenhuma conseguiu representar até hoje uma ameaça ao domínio da Valve.
Com a sua loja própria, a Epic segue sua investida contra os modelos atuais de lojas digitais. “Fortnite” não está disponível no Steam e nem na Play Store, por exemplo, o que não impede o jogo de ser um dos mais populares da atualidade. A Epic aposta na força de “Fortnite” e na proximidade com outros desenvolvedores – a Epic é a criadora da engine Unreal 4, amplamente usada pela indústria – para tentar mudar essa história.