Componente do Windows 10 pode ser usado para baixar malware

Desktop Image Downloader é normalmente usado para baixar e definir uma imagem como papel de parede, mas pode ser manipulado de forma a baixar arquivos executáveis, como malware, sem deixar rastros
Rafael Rigues03/07/2020 19h16, atualizada em 03/07/2020 19h22

20191101103137-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores de segurança da Sentinel One encontraram uma brecha no Windows 10 que permite que malfeitores usem um componente inocente do sistema operacional para baixar e executar malware.

O componente é o Desktop Image Downloader (desktopimgdownldr.exe), dentro da pasta C:\Windows\System32. Normalmente ele é usado para baixar e definir uma imagem de papel de parede, e é parte de um serviço de personalização que administradores de sistema podem usar para configurar as máquinas dos usuários.

O que a equipe da Sentinel One descobriu é que o componente pode ser usado para baixar um arquivo arbitrário, como um executável, e fazer isso de forma que não desperte suspeitas no usuário ou deixe rastros visíveis para um administrador.

Não está claro se usuários não corporativos são afetados pelo problema. A Sentinel One recomenda que os administradores atualizem seus sistemas de detecção e resposta a malware, e adicionem o desktopimgdownldr.exe à lista de processos monitorados, assim como já é feito com outros “downloaders” como o certutil.exe e regsvr32.exe.

Fonte: TechRadar

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital