Usuários do Teams, a ferramenta de chat corporativa da Microsoft, notaram nesta segunda-feira (3) uma instabilidade no sistema que durou cerca de três horas e inviabilizou a comunicação virtual em várias empresas. O mais interessante é que a falha não foi causada por uma oscilação nos servidores, mas sim porque a Microsoft simplesmente esqueceu de renovar um certificado de segurança.

Quando os usuários do Teams tentavam abrir o aplicativo, eles se deparavam com uma mensagem de erro. Ela aparecia porque o app não era capaz de estabelecer uma conexão segura HTTPS com os servidores da Microsoft, fazendo com que o tráfego dos dados criptografados entre as partes ficasse inviabilizada.

O gráfico abaixo, extraído do site DownDetector, que monitora em tempo real reclamações sobre instabilidades em serviços online, mostra bem o problema. A partir das 11h, há um surto de queixas por parte dos usuários, que durou até as 14h, quando o público parou de reclamar.

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A Microsoft confirmou o problema por meio de seus canais de suporte e redes sociais às 11h19, mas o problema continuou afetando os usuários por mais algumas horas. Apenas às 14h do horário de Brasília a companhia confirmou que havia liberado os novos certificados, restabelecendo a operação normal.

Como observa o site The Verge, o erro é particularmente desconfortável, já que o Teams tem se tornado uma parte importante do Office e já virou até mesmo anunciado em comerciais de TV, o que mostra o tamanho da aposta da Microsoft com o software. Para piorar, a companhia também desenvolve um serviço chamado SCOM (System Center Operations Manager), que traz, entre seus recursos, o monitoramento de expiração de certificados de segurança.