Não basta ter um site para ser “visto” pelo Google e outros buscadores da web. Essas plataformas utilizam certas diretrizes para ranquear quais páginas têm prioridade nos resultados das buscas dos usuários. E sem um bom conjunto de ferramentas, seu site corre o sério risco de ficar para trás nessa corrida.

“Sempre pergunto ao pequeno empreendedor que está buscando essa presença na internet: os mecanismos de busca são importantes para você? Você toma decisões procurando parceiros, clientes e fornecedores no Google?”, explica o country manager da GoDaddy no Brasil, Beto Santos. “Então a mesma coisa vale para o seu negócio. Se você quer ser encontrado na internet, você precisa ter uma relevância – e a primeira sempre é o seu próprio site”, completa.

O próprio Google pode te ajudar a ser mais visto. A empresa disponibiliza uma ferramenta de código aberto que mede a qualidade das páginas da web. O Lighthouse audita o desempenho, acessibilidade e otimização de mecanismo de pesquisa de páginas da web ao executar uma série de testes. Depois, a plataforma gera um relatório sobre o desempenho da página e indicadores do que pode ser feito para que ela seja aprimorada.

Até o ano passado, o SEO (search engine optimization) era a principal métrica para qualquer desenvolvedor web que quisesse melhorar o desempenho do seu site. Mas na medida em que as pontuações do Lighthouse ganharam mais peso nos seus algoritmos de classificação, as metas tiveram que ser mudadas.

Desde então, a GoDaddy criou o construtor de “Sites + Marketing” com o Google Lighthouse em mente, e para colocar isso à prova, criou sites idênticos utilizando as plataformas mais populares do mercado: Squarespace, Weebly e Wix. As páginas foram projetadas para representarem sites típicos de pequenas empresas, com os mesmos textos e imagens; no desktop e também no celular. 

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Pontuação do Google LIghthouse entre GoDaddy, Squarespace, Weebly e Wix. Imagem: Reprodução

Os resultados falam por si só. A pontuação das páginas da GoDaddy foram comparáveis aos criados com o Squarespace, Weebly e Wix para Acessibilidade e Melhores Práticas, com pontuações totais variando entre 200 e 300. Porém, as páginas do “GoDaddy – Sites + Marketing” levam vantagem nas categorias Progressive Web App e Desempenho, o que lhes garantiu a pontuação mais alta.

Conheça o criador de sites da GoDaddy

Na segunda categoria, em particular, os resultados são significativos – e podem ser atestados em outras ferramentas. No site Is My Host Fast Yet, as páginas criadas com o “GoDaddy – Sites + Marketing” classificam-se entre as primeiras em latências de resposta do servidor. Essa medição leva em conta o tempo que leva desde o início da solicitação da página do usuário até o momento em que ele recebe o primeiro byte da resposta do servidor. Is My Host Fast Yet/Reprodução

Is My Host Fast Yet/Reprodução

Menor tempo de latência significa um carregamento mais rápido. De acordo com o Google, quando o tempo de carregamento da página varia de um segundo a três segundos, a probabilidade de um usuário abandonar o site aumenta em 32% – ou seja, o cliente sai da sua loja online sem nem mesmo ver o que há para vender.

Por outro lado, sites mais rápidos passam para o usuário uma melhor experiência de navegação, algo que vai além do conteúdo, como foi possível verificar no teste que utilizou páginas idênticas. Criar sites utilizando os parâmetros do Lighthouse pode fazer a diferença para manter os internautas em seu site.

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Antes de expor seu site para o público, não deixe de avaliar sua performance. Usando uma ferramenta baseada nos parâmetros do Google, as chances de manter o visitante mais tempo dentro do seu site (ou da sua loja virtual) são muito maiores.