Como a alta do dólar pode causar uma disparada no preço de eletrônicos no Brasil

Moeda americana segue quebrando recordes e pode começar a ter impacto no preço de produtos como celulares, TVs, tablets, consoles e mais
Renato Santino05/03/2020 23h14, atualizada em 05/03/2020 23h40

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Desde o início do ano, o dólar segue em alta galopante. A moeda americana saiu dos R$ 4 no início de janeiro e desde então tem quebrado recordes, chegando ao seu ponto mais baixo nesta quinta-feira (5), quando foi negociado por R$ 4,66 ao longo do dia antes de fechar em R$ 4,61. Isso pode ter alguns reflexos na próxima vez que você for às compras por um novo produto eletrônico.

O primeiro impacto é simples: muito do que consumimos aqui é importado e já vem montado de fora. Isso inclui aparelhos como celulares, tablets, notebooks, TVs e consoles de videogame que precisarão ter seu preço reajustado porque sua importação vai custar mais caro.

No entanto, isso também afeta outros produtos que tem a produção local. Mesmo que o produto finalizado tenha sido montado no Brasil, muitas peças ainda precisam ser importadas, e o custo será repassado ao consumidor final de qualquer maneira. O impacto pode ser menor, mas ele ainda deve ser sentido.

Vale notar que empresas que lidam com importações, como é o caso das marcas de eletrônicos, já contam normalmente com uma margem de segurança justamente para que uma flutuação cambial não force o reajuste constante de preços. No entanto, isso tem um limite. Quando a moeda desvaloriza em 15% em três meses, as margens podem não ser suficientes.

Também é importante perceber que cada categoria de produtos pode sofrer impactos diferentes. Isso porque quando se trata dos produtos mais baratos, como, por exemplo, um smartphone de entrada, a fabricante costuma operar com margens pequenas para proporcionar o menor preço possível ao consumidor e lucrar com o volume de vendas. Neste tipo de produto, o impacto da alta do dólar e aumento no custo dos componentes deve ser sentido mais rapidamente.

No entanto, quando se fala em produtos mais caros, faixa do mercado na qual a concorrência não é tão pesada, o impacto é diferente. Como o volume de aparelhos vendidos é menor, as empresas trabalham com margens maiores, dando às fabricantes mais liberdade para absorver a variação cambial sem operar com prejuízo. Ou seja: TVs, celulares e outros aparelhos mais caros sofrem menor pressão pela alta do dólar.

Existe mais um cenário que pode encarecer os produtos que venham a ser completamente montados no Brasil mesmo em um cenário no qual todos os componentes sejam 100% nacional. Neste caso, as empresas podem começar a inflacionar seus produtos como uma forma de aumentar suas margens se perceberem que todos os concorrentes também estão subindo seus preços. Pode ser um impacto indireto da alta do dólar.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital