Não é segredo que as vendas de iPhone caíram, mas a Apple não está sofrendo. A empresa acaba de divulgar os resultados do último trimestre de 2019: um recorde de US$ 64 bilhões em receita. A tendência acompanha a companhia já há algum tempo — ou seja, mesmo com vendas mais fracas de seu principal produto, seus ganhos bateram recorde histórico.

As vendas de iPhone ainda são o que mais traz dinheiro para a Apple, mas elas têm caído consistentemente. Em 2018, a receita desse segmento foi de US$ 36,76 bilhões. Neste ano, caiu 9,2% e garantiu apenas US$ 33,36 bilhões. Já a área de serviços passou de US$ 10,6 bilhões arrecadados no quarto trimestre de 2018 para US$ 12,5 bilhões no quarto trimestre de 2019.

publicidade

No segmento de Macs, as vendas também caíram: foram apenas US$ 6,99 bilhões, uma queda de 5%. Já iPads (com US$ 4,65 bilhões em receitas) e outros dispositivos (vestíveis, acessórios e itens para a casa contribuíram com US$ 6,52 bilhões) tiveram aumentos significativos em comparação ao ano passado.

Isso quer dizer que a estratégia da empresa, de progressivamente tirar a ênfase das vendas de hardware e apostar em ofertas de assinatura, parece estar funcionando. Os US$ 64 bilhões representam 2% acima em relação ao resultado do ano passado. Quando se comparam os ganhos do trimestre, são 4% a mais do que no último trimestre de 2018.

publicidade

Tim Cook, CEO da Apple, diz que todos na empresa estão muito otimistas à espera dos resultados do trimestre das festas. “Os clientes estão bastante animados com a nova geração de iPhones, os recém-lançados AirPods Pro com cancelamento de ruído e a esperadíssima Apple TV+, que começa a funcionar em dois dias.”

Via: The Verge