Com prêmios em dinheiro e vantagens, bancos brigam por chaves PIX

Com a abertura para registro de chaves digitais segunda-feira (5), vários bancos estão oferecendo sorteios com prêmios em dinheiro pela escolha dos clientes na adoção do novo método de pagamento
Renato Mota05/10/2020 21h00, atualizada em 05/10/2020 21h10

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O registro das chaves digitais de endereçamento para fazer ou receber pagamentos via PIX em mais de 640 instituições financeiras começou nesta segunda-feira (5). Para fazer esse cadastro, é necessário acessar o aplicativo do banco no qual possui conta, inclusive os digitais, e fazer o registro.

E por isso, as instituições financeiras estão fazendo de tudo para trazer as contas PIX dos clientes para si. Sorteios de prêmios em dinheiro são o recurso mais comum, mas algumas empresas ainda oferecem programas de fidelidade e outras vantagens.

O maior prêmio é o do Santander, que por meio da promoção “SX do Milhão” irá sortear dois prêmios de R$ 1 milhão para clientes Pessoa Física e Jurídica. Cada cadastro vale cinco números da sorte, e partir de novembro, a cada transação PIX realizada nos canais do Santander vale um número da sorte extra.

A promoção vai até o dia 31 de janeiro do ano que vem, com o sorteio acontecendo em 24 de fevereiro e a divulgação dos ganhadores em até 8 de março. O Santander ainda oferece dez dias sem juros por mês no limite da conta, como uma espécie de “cheque especial” para os clientes.

O Banco do Brasil também fará sorteios de prêmios em dinheiro – num valor menor, mas com mais chances a cada tentativa. Será um total de R$ 700 mil, divididos em 237 prêmios com sorteios de R$ 5 mil, R$ 50 mil e um único prêmio de R$ 100 mil.

Os sorteios acontecem entre o fim de outubro e o início de dezembro. Cada chave de acesso cadastrada no BB bale números da sorte. Se o cliente usar, ao mesmo tempo, número do celular, e-mail e CPF/CNPJ, ganha cupons extras.

Brenda Rocha/Shutterstock

Com o PIX, será possível fazer pagamentos e transferências por meio de QR Code. Foto: Brenda Rocha/Shutterstock

 O formato é muito semelhante ao utilizado pelo Nubank, que também entre outubro e dezembro realizará uma promoção para quem registrar chaves e usar o PIX no banco digital. Serão sorteios de prêmios de R$ 50 mil, e na primeira fase, entre 5 de outubro e 15 de novembro, cada chave PIX registrada no Nubank vale um número da sorte.

Os clientes podem registrar até cinco chaves e ainda ganham um número da sorte adicional se tiver CPF ou CNPJ, e-mail e telefone registrados no Nubank. O sorteio dos seis “Super WOWs”, cada um no valor de R$20 mil, acontece dia 28 de novembro. Na segunda fase, entre 16 de novembro e 31 de dezembro, os números da sorte concorrem ao sorteio de cinco “Mega WOWs” de R$50 mil no dia 16 de janeiro.

O C6 Bank está apostando em outra estratégia: no lugar de prêmios em dinheiro, as chaves PIX valem pontos Átomos – o programa de fidelidade do banco. No cartão C6 Carbon, serão seis mil pontos (500/mês por 12 meses) e nos cartões C6 e C6 Débito 1,2 mil pontos (100/mês por 12 meses). Os pontos podem ser trocados por produtos, serviços e passagens aéreas no app do C6 Bank.

Funcionamento do PIX

O PIX vai funcionar 24 horas por dia e vai diminuir para 10 segundos o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em instituições financeiras diferentes. A transação pode ser feita por meio de QR Code ou pelas chaves cadastradas.

A ferramenta vai garantir mais agilidade se comparadas aos sistemas atuais. A transferência Eletrônica Disponível (TED), por exemplo, leva até duas horas para ser liquidada, enquanto o Documento de Ordem de Crédito (DOC) é liquidado apenas no próximo dia útil. Para as empresas, a grande vantagem é que o consumidor não precisa ter conta em banco nem cartão de débito ou crédito. Basta abastecer a carteira digital do PIX e enviar ou receber o dinheiro.

A abertura do processo de registro das chaves é o primeiro passo para o funcionamento do programa. A partir de 3 de novembro, a operação do PIX será iniciada de forma restrita. Em 16 de novembro, acontece o lançamento oficial, e todos que estiverem cadastrados poderão utilizar o serviço.

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital