Um hospital no Texas transmitiu ao vivo, via Facebook Live, uma cirurgia cerebral que foi assistida por dezenas de milhares de pessoas. O evento aconteceu com autorização da paciente, Jenna Schardt, que esteve consciente durante todo o processo.

O procedimento para retirada de uma massa de vasos sanguíneos no cérebro de Jenna, que ameaçava sua fala e poderia causar desmaios, foi realizado pelo Centro Médico Metodista de Dallas e durou cerca de 45 minutos.

Anestesiada, Jenna foi mantida consciente para auxiliar os médicos, que temiam que um corte no local errado pudesse afetar suas funções cognitivas. Por isso, durante a cirurgia ela olhava para uma tela e identificava cores, números e animais, uma forma dos médicos se certificarem de que seu cérebro ainda funcionava corretamente.

A transmissão foi narrada por um porta-voz do hospital e pelo seu chefe de neurocirurgia, o Dr. Nimesh Patel. Segundo ele, quando o hospital abordou Jenna com a idéia ela ficou “ansiosa para transmitir tudo”. A jovem queria mostrar à comunidade que um problema como o seu pode ser corrigido.

O vídeo da cirurgia teve mais de 45 mil visualizações e 1.000 comentários, muitos deles de pacientes que iriam se submeter a procedimentos similares e se sentiram reconfortados ao ver o resultado. Os médicos não mostraram os detalhes “sangrentos” do procedimento, já que temiam que isso fosse proibido pelo Facebook: em vez disso a câmera mostrava o rosto de Jenna, cercado por um lençol azul enquanto os médicos trabalhavam atrás dele.

Segundo os médicos, a operação foi “quase perfeita”. A jovem está se recuperando no hospital, e deve ter alta em alguns dias.

Fonte: The Guardian