Já vimos inúmeras tentativas de gerar eletricidade usando a chuva, mas uma nova ideia pode trazer uma solução bem eficaz.

Pesquisadores desenvolveram um gerador que usa uma estrutura no estilo “transitor de efeito de campo” para produzir instantaneamente uma voltagem supreendentemente alta a partir de gotas de água – uma única gota pode reunir 140 V ou energia suficiente para acender brevemente 100 pequenas lâmpadas LED. Os geradores anteriores, sem a estrutura, produziam “milhares” de vezes menos densidade de potência instantânea, segundo os cientistas.

Reprodução

O novo design combina um eletrodo de alumínio com um eletrodo de óxido de índio (elemento químico), em camadas com PTFE, um material com uma carga elétrica “quase permanente”. Quando uma gota atinge a superfície de PTFE, ela liga os dois eletrodos e cria um circuito em circuito fechado. Isso ajuda a liberar totalmente as cargas armazenadas.

A tecnologia também poderia lidar com chuvas sustentadas. Se houver quedas contínuas, a carga se acumula e, eventualmente, atinge um ponto de saturação.

Ainda há trabalho a ser feito para traduzir isso em um produto prático. Uma breve explosão de energia é relativamente fácil – acumular o suficiente para obter energia contínua é outra questão. Ainda assim, é fácil ver os usos em potencial. Você pode aplicar geradores como esse à superfície de qualquer coisa em que a chuva (ou outras gotas de água) possam cair.

Os telhados das construções poderiam compensar pelo menos parte do uso de eletricidade das pessoas abaixo, enquanto os barcos elétricos poderiam aumentar seu alcance.

Poderia até ser usado para alimentar dispositivos conectados que se molham regularmente, como guarda-chuvas e garrafas de água.

 

Via: Engadget