Chegada do Amazon Prime ao Brasil causa queda nas ações de varejistas

Após o anúncio, o índice Ibovespa registrou quedas que chegaram a quase 5% nas ações de grandes varejistas
Luiz Nogueira11/09/2019 11h34

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Na última terça-feira (10), a Amazon anunciou a chegada do Amazon Prime ao Brasil – serviço que oferece, além de entregas gratuitas para todo o país, um pacote com outros diversos serviços ao custo de R$ 9,90 por mês. No mesmo dia, as ações de grandes varejistas fecharam com queda no Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira.

As ações de empresas como Magazine Luiza, B2W (Submarino, Americanas.com e Shoptime), Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) e Lojas Americanas despencaram 4,79%, 4,83%, 3,28% e 3,2%, respectivamente. O Ibovespa terminou o dia registrando queda de 0,14% aos 103.031,50 pontos.

Com a chegada do Amazon Prime ao Brasil, analistas do BTG Pactual, banco de investimentos brasileiro, afirmaram que esse é mais um passo da gigante do e-commerce em seu processo de expansão no país. Esse movimento pode fazer com que grandes varejistas, como B2W e Magazine Luiza, sejam pressionados no curto prazo.

Apesar de reconhecerem o papel e a força global que a Amazon representa dentro do comércio mundial, os analistas do banco ressaltaram que os varejistas locais estão investindo cada vez mais no aumento de tráfego e na variedade de produtos disponíveis em suas lojas, além de um melhor nível de serviço. Eles destacaram que esses são os “três pilares fundamentais para se ter sucesso no e-commerce brasileiro, e os fazem com que estejam mais bem preparados para a consolidação do mercado local.”

Amazon Prime no Brasil

O Brasil é o 19º país em que a varejista passa a oferecer o Prime. O serviço é um combo de vantagens para os consumidores de produtos da empresa. Estão inclusos na assinatura, acesso a músicas pelo Prime Music, assinatura do Twitch Prime, séries e filmes por streaming via Prime Video, além de frete grátis na entrega de produtos vendidos pela Amazon.

A assinatura estará disponível em duas versões: plano mensal e anual. No plano mensal, o consumidor paga R$ 9,90 por mês para ter acesso a todas as vantagens. No plano anual, o consumidor tem um desconto de 10% na assinatura, pagando R$ 89.

Um valor bastante competitivo – e mais barato que os oferecidos nos Estados Unidos, apesar de algumas diferenças no pacote. Por lá, os norte-americanos pagam US$ 12,99 por mês (aproximadamente R$ 53). No plano anual, o valor é de US$ 119 (aproximadamente R$ 488).

Via: Uol

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital