Na véspera da reunião dos acionistas da Netshoes para avaliar as propostas para venda da rede de produtos esportivos, a disputa pela compra da empresa se acirra. Depois de o Magazine Luiza aumentar em 50% sua oferta de aquisição da companhia para US$ 93 milhões, ou US$ 3 por ação, a rival Centauro elevou a proposta para US$ 108,7 milhões, o equivalente a US$ 3,5 por ação.

A Centauro, subsidiária do grupo varejista SBF, anunciou a nova proposta na noite de terça-feira, 28. Além da oferta, a rede prometeu aos acionistas que, se aprovarem o processo de aquisição na assembleia que acontece amanhã, 30, faria um investimento imediato de até R$ 70 milhões na Netshoes.

Reafirmando ainda mais seu forte interesse na compra do e-commerce de artigos esportivos, a Centauro informou que estaria disposta a negociar a inclusão dos seus produtos na plataforma da Netshoes.

As negociações para compra do e-commerce começaram no final de abril, quando o Magazine Luiza fez uma proposta de US$ 62 milhões, o que corresponde a US$ 2 por ação. Na semana passada, a disputa esquentou depois que a Centauro entrou em cena oferecendo US$ 87 milhões (US$ 2,80 por ação) no dia 23, valor 40% maior que a feita pela concorrente.

A nova oferta criou um cenário de leilão, que continua perdurará até a reunião dos acionistas da Netshoes, que devem decidir os rumos da venda da companhia. O que os executivos decidirão ainda é incerto.

Por um lado, em um acordo entre o Magazine Luiza e a Netshoes, signatários que possuem 47,9% das ações desta última se comprometeram a votar favoravelmente à compra durante a assembleia. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também já aprovou a proposta de compra do Magazine Luiza. Mas o sinal verde do conselho não é decisivo: técnicos do órgão dizem que o Cade vai se manter neutro na briga.

Por sua vez, a Centauro argumenta que o Conselho de Administração da Netshoes é obrigado a considerar qualquer oferta feita antes do encontro de acionistas da empresa. Dessa maneira, ambas as interessadas na aquisição permanecem com chances de vencer a disputa. Aquela que ganhar, no entanto, ainda terá que lidar com os prejuízos que a Netshoes acumula há anos.