As ruas de Auckland, capital da Nova Zelândia, serviram de palco para os testes de um veículo autônomo conectado ao 5G. Os testes são uma colaboração entre a Spark NZ e a Ohmio Automotion, e estão sendo realizados em uma área controlada do Wynyard Quarter Innovation Precinct. Os planos do país são de cada vez mais testar os recursos técnicos do 5G e aprimorar produtos e experiências, começando pelos carros autônomos.

Usando a rede 5G pré-comercial da Spark, o veículo funciona sem motorista e pode ser controlado por tablets. O carro foi controlado via 5G em torno de um loop programado de sete minutos, a uma velocidade máxima de 7 km/h, embora seja capaz de 25 km/h. Um painel no veículo fornece informações sobre como e o que o carro está monitorando em tempo real.

Esse não é o primeiro meio de transporte capaz de usar o 5G para se locomover, e a Ohmio também vem testando um ônibus autônomo no aeroporto de Christchurch, que usa a rede da Spark. Os testes ainda podem ser expandidos para campos universitários, aeroportos e hospitais em toda Nova Zelândia.

O chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Ohmio, Mahmood Hikmet, apontou que “uma rede 5G pode ser até 100 vezes mais rápida do que a 4G, o que libera o verdadeiro potencial para a condução autônoma, já que as mensagens precisam ser transmitidas e as decisões tomadas em tempo real”.

Já a Spark afirmou que ao o Gabinete de Segurança das Comunicações do Governo da Nova Zelândia (GCSB) que tem a intenção de usar o equipamento da Huawei para acessar as redes 5G no país. Esse comunicado resposta acabou atrapalhando os planos da empresa, que agora espera uma decisão preliminar sobre o uso destes materiais. Entretanto, um porta-voz da empresa afirmou que isso não afeta cronograma da companhia, que pretende lançar até 1° de julho de 2020 seu novo projeto.

Fonte: ZDNet