O site de torrents 1337x baniu os uploads do grupo conhecido como YTS, após este entregar dados de seus usuários para os estúdios de cinema, auxiliando em processos por pirataria.

O YTS.mx lança centenas de torrents com filmes e séries toda semana, e os links (arquivos .torrent) para download são listados em agregadores, como o 1337x. Com o banimento da conta e do “bot” que faz os uploads, usuários do 1337x não verão mais os uploads do YTS.

Na última segunda-feira, o TorrentFreak publicou um artigo detalhando como os operadores por trás do YTS entregaram dados de um usuário aos estúdios de cinema, incluindo endereço IP usado no acesso, que arquivos acessou e e-mail associado à conta. Com isso, vários estúdios moveram um processo por pirataria contra Mical Mesot, um veterano do exército dos EUA, e exigem o pagamento de US$ 97.704,79 (cerca de R$ 547 mil).

Foi a gota d’água para os operadores do 1337x. “Nós consideramos baní-los alguns meses atrás, quando veio a público pela primeira vez que eles tinham sido potencialmente comprometidos e o Torrent Freak publicou vários artigos sobre eles terem sido processados, porém magicamente continuaram funcionando”, dizem.

Outro grupo que foi banido pelo 1337x foi o EZTV.io, que segundo os operadores atua como uma “fachada” para o YTS e passou a fazer o upload de torrents do grupo assim que sua conta foi banida.

“Depois de banir a conta do bot da YTS a conta do bot da EZTV começou a fazer upload de torrents do YTS. Esta é a confirmação de que precisávamos de que o EZTV e o YTS estão ligados. Sempre suspeitamos disso”, disse o administrador do 1337x.

O banimento certamente afetará a imagem do grupo YTS, já que o 1337x é o terceiro site de torrents mais popular no mundo, atrás apenas do The Pirate Bay e do próprio YTS.mx. Entretanto, não impede o grupo de continuar publicando torrents em seu próprio site e listando-os em outros agregadores.

Fonte: TorrentFreak

—-