A Emtek, empresa responsável pelo BlackBerry Messenger, anunciou no mês passado que desligaria o serviço ao consumidor. Ele já vem perdendo usuários constantemente e não consegue atrair novos adeptos, e nesta sexta-feira, 31, ele encerra oficialmente suas atividades.

O BlackBerry Messenger (mais conhecido como BBM) foi uma das primeiras plataformas de mensagens instantâneas que chegou em dispositivos móveis em 2005. As pessoas podem optar por usar uma conta do BBM vinculada a um PIN, em vez de enviar um SMS padrão. O BBM conseguiu levar mensagens de desktop tradicionais para os celulares, e isso foi impressionante para a época.

A BlackBerry não conseguiu se manter diante da competição com Apple e o ecossistema Android depois disso. Com tanta concorrência e, em vários momentos, processou o Twitter, o Facebook e o SnapChat por violação de patentes. Em 2017, a empresa surpreendeu muitos adicionando o Uber ao aplicativo BBM. Apesar desses esforços, a popularidade da plataforma continuou a diminuir.

Três anos atrás, a empresa começou a revigorar o serviço de atendimento ao consumidor do BBM, mas esses esforços diminuíram. “Nós demos o nosso coração para tornar isso uma realidade, e estamos orgulhosos do que construímos até hoje”, diz o comunicado da BlackBerry em seu blog. “O setor de tecnologia, no entanto, é muito fluido e, apesar de nossos esforços substanciais, os usuários mudaram para outras plataformas, enquanto novos usuários se mostraram difíceis de atrair.”

Como consolo para fãs obstinados, o BlackBerry abriu o BBM Enterprise, seu Messenger criptografado de nível corporativo (BBMe), para uso pessoal. Está disponível no Android, iOS, Windows e Mac.

 

Via: Engadget