Bill Gates, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e um grupo de investidores e executivos de grandes empresas como o grupo Alibaba, o LinkedIn e a Salesforce, anunciaram nesta segunda-feira, 30, que vão se unir para encontrar novas maneiras de desenvolver energia limpa. O grupo, que recebeu o nome de “The Breakthrough Energy Coalition”, deve investir bilhões em pesquisas e na aplicação dos novos métodos que ajudem a tonar a energia sustentável mais acessível.
“Resolver o problema de energia limpa é uma parte essencial da construção de um mundo melhor. Nós não seremos capaz de obter progressos significativos em outros desafios – como a educação ou a conexão do mundo todo- sem energia segura e um clima estável. Porém, o progresso em direção a um sistema energético sustentável é muito lento, eo sistema atual não incentiva o tipo de inovação que nos chegar lá mais rápido”, afirmou Zuckerberg pelo Facebook.
As principais áreas de foco da inciativa devem ser a geração e armazenamento de energia elétrica, o transporte, a utilização industrial, na agricultura e a eficiência do sistema de energia. A longo prazo, o objetivo é tornar as emissões de poluentes causadas pela geração de energia algo próximo de zero.
“Acreditamos que a construção de um futuro positivo para a próxima geração significa também investir em projetos de longo prazo que as empresas e governos não financiam”, explicou o CEO do Facebook.
Segundo Bill Gates, as pesquisas podem “ajudar as empresas a trazer a inovação na área de energia limpa do laboratório para o mercado”.