Banco Central antecipa etapa de registros do PIX para 5 de outubro

A partir desta data, os clientes poderão registrar chaves de acesso para receber pagamentos pelo sistema; operação para todo o país está prevista para 16 de novembro
Vinicius Szafran22/07/2020 18h20, atualizada em 22/07/2020 18h57

20200615082952

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Banco Central do Brasil decidiu antecipar a primeira etapa do lançamento do PIX, seu sistema de pagamentos instantâneos. Agora, a data passa de 3 de novembro para 5 de outubro. A partir desse dia, os clientes de bancos poderão registrar “chaves” para receber pagamentos pelo PIX. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, havia adiantado essa mudança em evento virtual na manhã desta quarta-feira (22), que foi oficializada pelo BC pouco depois.

As chaves serão uma forma de identificação do recebedor dos recursos. Número de celular, CPF ou CNPJ e e-mail são alguns dos dados que poderão ser usados como chave pelos clientes. Assim, durante uma transferência realizada por meio do PIX, o pagador precisará informar apenas a chave, e não mais dados como banco, agência e conta corrente para realizar a transação.

“Quem desejar receber um PIX de forma simples e prática deverá, a partir de outubro, acessar o aplicativo da instituição em que possui conta e fazer o registro da chave, vinculando o número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ àquela conta específica”, disse o BC por meio de nota. “Essas informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do PIX”.

Reprodução

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Familiaridade com o sistema

De acordo com o Banco Central, a antecipação da fase de registro se deu para que clientes e instituições financeiras tenham mais tempo para se familiarizar com o novo sistema de pagamentos. “Estarão disponíveis antecipadamente todas as funcionalidades para a gestão das chaves – além do registro, a exclusão, a alteração, a reivindicação de posse e a portabilidade”, explicou o BC. “As regras específicas estarão detalhadas no Regulamento PIX, que será publicado em agosto”.

O cronograma estabelecido pelo BC prevê que uma operação restrita do PIX começará em 3 de novembro, pouco menos de um mês após o início dos registros. O sistema será lançado oficialmente para toda a população em 16 de novembro.

O sistema do PIX permitirá a transferência de recursos 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano. Essa funcionalidade é um avanço em relação aos sistemas de transação disponíveis hoje, como TED e DOC. O PIX é visto pelo BC como uma iniciativa para aumentar a variação de serviços financeiros disponíveis e elevar a concorrência no mercado. O open banking, sistema que permitirá o compartilhamento de dados dos clientes e também em processo de instalação, é visto da mesma forma pelo BC.

Via: Época Negócios

Vinicius Szafran
Colaboração para o Olhar Digital

Vinicius Szafran é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital