Garantir privacidade nos celulares é sempre algo bem-vindo. No Android, por exemplo, não há opção nativa para restringir o acesso a um aplicativo, por isso uma boa ideia pode ser protegê-lo com senha. E é aí que entra o AppLock.
Para este tutorial o Olhar Digital separou um aplicativo que não só realiza esta tarefa, mas também protege o app contra a desinstalação, falha presente na maioria dos apps que prometem esta função.
Veja abaixo como proceder:
Protegendo os aplicativos por senha
- Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Bloqueio: AppLock;
- Após a instalação, abra-o e defina um código PIN que o protegerá;
- Entre na guia “Bloqueio de app” e toque no ícone “+”, conforme mostra a imagem abaixo;
- Habilite a chavinha para os aplicativos que deseja bloquear e clique no botão “+”;
- Na mensagem que aparece, toque em “Ok” e habilite o “AppLock” na lista;
- De volta ao aplicativo, certifique-se de deixar o cadeado trancado para que você esteja protegido.
Além da proteção por senha, na parte da lista de aplicativos, você tem opções para bloquear as notificações e fazer algum app protegido fingir que parou de funcionar. Esta última função é ideal para quem deseja simular apenas um erro, sem mostrar que está efetivamente bloqueando o acesso a algo.
Não deixando o aplicativo ser desinstalado
Um dos problemas dos aplicativos com o intuito de proteger o acesso é: ao serem desinstalados, a proteção deles vai embora. Para que isso não aconteça e você mantenha a proteção, o segredo está dentro do próprio Bloqueio: AppLock. Veja:
- Abra o aplicativo e entre na guia “Bloqueio de app”;
- Habilite a chavinha no item “Configurar”, “Instalador do pacote” e toque no ícone de “+”.
Dessa forma, a tentar acessar a tela de “Configurações” do aparelho, será solicitada a senha para prosseguir. Assim, não tem como desinstalar o programa usado no tutorial sem o código PIN que foi definido.