A Apple entrou na briga por um dos espaços mais disputados do mercado de tecnologia atualmente: sua casa. A empresa revelou o HomePod, uma caixa de som inteligente e conectada que quer enfrentar o Google Home e o Amazon Echo e se tornar para o som doméstico o que o iPod foi para o áudio portátil, segundo a própria empresa.
Vamos começar com o que faz o dispositivo ser diferente de uma caixa de som convencional. Ela pode se conectar à rede Wi-Fi da sua casa para reproduzir música a partir da nuvem, sem que você precise conectá-la via Bluetooth a outro aparelho, que terá sua bateria sugada. Além disso, ele é integrada com a assistente Siri.
Vivendo dentro do speaker, a Siri tem funções musicais, que ajudam o usuário a descobrir mais informações sobre as faixas que estão sendo reproduzidas e responder perguntas como “qual era a música mais ouvida em 5 de maio de 2016?”. Para isso, o HomePod conta com seis microfones para capturar comandos de voz do usuário da forma mais clara possível.
Mas a Siri não está restrita a ajudar o usuário quando o assunto é música. O HomePod também pode ser uma central para a casa conectada, já que ele totalmente integrado ao HomeKit. Ou seja: se você tem objetos conectados em sua casa com suporte á tecnologia, você pode controlá-los com a voz. A Siri também pode buscar informações para o usuário sobre diversos assuntos, como notícias, traduções, ações, trânsito, esportes, podcasts, lembretes, mensagens, timers e conhecimento geral.
Quando falamos em microfones instalados dentro de casa, também é importante falar em privacidade. A Apple garante que nenhum áudio é enviado para seus servidores até o momento em que o usuário pronuncie o comando “Hey, Siri”. A partir deste momento, a empresa usa a conectividade dos dispositivos para processar comandos de voz.
Claro que uma parte importante quando falamos de caixas de som é o… som. A Apple afirma que o HomePod conta com sete tweeters, cada um com seu próprio driver, e o sistema é equipado com noção espacial. Isso significa que o dispositivo é capaz de detectar os arredores para criar um som capaz de preencher o recinto, simulando um som surround. Além disso, também é possível conectar várias unidades à mesma rede para criar um áudio multiambiente.
O HomePod será lançado em dezembro nos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido por US$ 350.