No último domingo (4), a Apple reabriu suas lojas no Brasil – especificamente, dentro do Morumbi Shopping, em São Paulo; e do Village Mall, no Rio de Janeiro – depois de estarem fechadas desde março deste ano, devido à pandemia da Covid-19.
A reabertura, porém, não implica na retomada da rotina de comércio para a fabricante: as lojas estão restringindo a entrada de clientes, atendendo exclusivamente quem realizou um agendamento prévio pelo site da Apple, além de exigir o uso de máscara facial de proteção e estar disponibilizando álcool gel para sanitização das mãos e promover o distanciamento mínimo entre 1,5 m e 2 m entre funcionários e visitantes. Quem não obedeceu a todas essas condições teve o atendimento negado.
Imagem da inauguração da loja da Apple em São Paulo, em 2015: lojas da fabricante no Brasil estão reabrindo de forma controlada e somente com agendamento prévio. Imagem: Olhar Digital/Reprodução
“Estamos ansiosos para começar a receber visitantes de volta às nossas lojas no Brasil esta semana”, disse a empresa ao Estadão na última semana. “Sentimos falta de nossos clientes brasileiros e estamos ansiosos para oferecer nosso suporte”.
Hoje (5) e amanhã (6), as lojas permanecerão fechadas, de acordo com as informações do site oficial da Apple. A partir do meio-dia de quarta-feira (7) é que ela tornará a abrir, novamente oferecendo serviços de compra ou troca de produtos como smartphones e tablets, além de atendimento de suporte técnico. As medidas de restrição sanitária e distanciamento social listadas acima seguirão previstas também nos próximos dias.
No que tange à parte administrativa, os escritórios da empresa no Brasil, localizados na zona sul de São Paulo, seguem operando em regime remoto (home office). Falando com a assessoria de imprensa da Apple, eles nos informaram que, devido à sua política interna, não compartilham o volume de visitantes.
Fonte: Apple/Estadão