Usuários com espírito aventureiro já podem baixar e instalar um beta do Big Sur, próxima versão do sistema operacional macOS. Entre seus principais destaques estão uma mudança no visual da interface, além de várias mudanças de usabilidade.

A interface tem muito mais “branco” e os ícones foram redesenhados: agora são quadrados com os cantos arredondados. A barra de menu no topo da tela agora é translúcida, e se funde melhor com o papel de parede.

Uma mudança vai agradar os fãs de longa data da Apple: o som de boot (o “bong!” quando o computador é ligado) está de volta, mas quem preferir um boot mais silencioso pode desativá-lo no painel de controle.

No canto superior direito da tela, próximo ao relógio, há um “painel de controle” como o do iOS onde o usuário pode ativar ou desativar conexões Wi-Fi e Bluetooth, além de controlar brilho e volume. E a central de notificações tem um único painel, mostrando ao mesmo tempo notificações e widgets.

Reprodução

Há muito mais recursos, como a capacidade de personalizar a página inicial ou traduzir sites no Safari, o suporte a efeitos (como confete e balões) no Messages, os guias de cidades no Maps e um relatório para apps da Mac App Store. Um guia completo com todas as mudanças está no site da Apple.

Segundo a empresa, o Big Sur pode ser instalado no MacBook (2015 ou mais recente), MacBook Air (2013 ou mais recente), MacBook Pro (late 2013 ou mais recente), Mac mini (2014 ou mais recente), iMac (2014 ou mais recente), iMac Pro (2017 ou mais recente) e Mac Pro (2013 ou mais recente).

Para baixar o software, é necessário se inscrever no programa beta no site da Apple. Lembramos que software beta ainda está em desenvolvimento, e pode conter recursos inacabados ou que não funcionam direito. Resumindo, você vai encontrar bugs. Nunca instale um beta em uma máquina da qual você depende no dia-a-dia.

Fonte: The Verge