A Apple começou a vender nesta quarta-feira (16) os novos iPads (da 7ª geração) no Brasil. A nova versão do tablet foi anunciada em setembro, no mesmo dia dos novos iPhones, e chega ao país pouco mais de um mês após sua apresentação oficial, e menos de um mês após ter suas vendas iniciadas.

O aparelho chega ao Brasil com três cores: cinza espacial (o cinza escuro da Apple), prateado e “dourado” (que está mais para rosa do que para dourado). Quem estiver interessado pode pagar entre R$ 3.000 pelo modelo mais simples, com 32 GB de armazenamento e conectividade apenas Wi-Fi; a versão mais cara tem 128 GB de espaço interno e conexão 4G e custa R$ 4.900. Para comparação, os preços variam entre US$ 330 e US$ 560 nos Estados Unidos.

O novo iPad conta com uma tela retina de 10,2 polegadas, um leve aumento em comparação com a geração anterior, que tinha apenas 9,7 polegadas. O dispositivo usa chip A10 (o mesmo da 2ª geração do iPad Pro) e é compatível com o Smart Keyboard pela primeira vez em um modelo de entrada. Ele também funciona com a Apple Pencil. De acordo com a Apple, o dispositivo também aguenta até dez horas de uso com uma única recarga completa, e ainda tem duas câmeras: uma FaceTime HD frontal e a outra, traseira, de 8 megapixels.

As câmeras passam a ser parte importante da estratégia da Apple para este iPad, desenvolvido especialmente pensando em estudantes. Isso porque elas são fundamentais para realidade aumentada, que permite ver objetos virtuais e interagir com eles a partir da imagem captada pela câmera e vista pela tela.

Como sistema operacional, esse novo iPad tem o iPadOS, sendo o primeiro tablet a sair de fábrica com o software, que nada mais é que uma adaptação do iOS que aproximam um pouco mais o dispositivo de um notebook convencional. Ele oferece novas possibilidades quando se fala em produtividade, apostando especialmente em multitarefa.

Para completar, o dispositivo oferece suporte a drives USB externos e servidores de arquivos. Além disso, a navegação é mais fluida, o que significa que o usuário sempre vai ver as páginas da web otimizadas para o aparelho.