App para iPhone consegue detectar câncer nos olhos antes dos médicos

White Eye Detector usa inteligência artificial para analisar a aparência dos olhos em fotos de crianças e identificar sintomas de doenças como retinoblastoma, cataratas ou Doença de Coats
Rafael Rigues04/10/2019 12h36, atualizada em 04/10/2019 12h41

20191004094129

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um aplicativo para iPhone é capaz de detectar sinais de câncer nos olhos cerca de um ano antes dos médicos. Desenvolvido por uma equipe de cientistas da Universidade Baylor, no Texas, o White Eye Detector usa inteligência artificial para analisar o reflexo da luz nos olhos de uma criança em fotos feitas pelos pais.

Um olho saudável deve produzir um reflexo vermelho (os famosos “olhos vermelhos”), enquanto um reflexo branco ou esbranquiçado pode ser sinal de um tipo de câncer ocular chamado retinoblastoma, cataratas prematuras ou doença de Coats. De rápida evolução, o retinoblastoma ocorre apenas em crianças e se não diagnosticado a tempo pode ser fatal.

O app foi treinado com mais de 53.000 fotos de 40 crianças, metade delas com doenças nos olhos. A idéia veio de Bryan Shaw, professor da Universidade Baylor, depois que seu filho foi diagnosticado com retinoblastoma quando tinha quatro meses de idade. Analisando fotos feitas desde o nascimento da criança, o software encontrou sinais da doença quando ela tinha apenas 12 dias de vida.

O app é gratuito, e embora não forneça um diagnóstico certeiro, é capaz de apontar condições que devem ser analisadas por um pediatra. Os usuários também podem colaborar com o desenvolvimento, compartilhando com os pesquisadores fotos para análise.

Fonte: Cult of Mac

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital