O Antutu Benchmark, um dos apps mais populares para medir e comparar o desempenho de smartphones Android, desapareceu da Play Store junto com seus irmãos Antutu 3DBench (para medição de desempenho gráfico) e AITuTu Benchmark (para análise do desempenho em IA).

No site oficial do app não há nenhuma explicação sobre o que aconteceu. Entretanto, todos os links de download que apontavam para a Play Store foram substituídos por links diretos para um arquivo .apk contendo o app. Versões para o iOS das ferramentas continuam disponíveis na App Store.

O site Android Police especula que há uma ligação entre a Beijing Antutu Technology Co., desenvolvedora do app, e a Cheetah Mobile, infame desenvolvedora chinesa que recentemente teve todos os seus apps banidos da Play Store após repetidas violações das políticas de anúncios e coleta de dados do Google. Ambas as empresas têm o mesmo CEO, Fu Sheng.

Reprodução

Em declaração ao site, a Beijing Antutu Technology Co. afirma que não tem relação direta com a Cheetah Mobile, embora tenha recebido investimento dela. A empresa alega que Fu Sheng é listado como CEO devido a um requisito comum no mercado chinês quando uma empresa detém mais do que “certo percentual” das ações de outra.

Apesar disso, diz a empresa, as contas na Play Store são independentes e a Cheetah Mobile nunca teve acesso ao código-fonte do Antutu Benchmark e suas outras ferramentas. Por isso a responsável pelo Antutu Benchmark acredita que a remoção de seus apps da Play Store é um “mal-entendido”, que espera que possa ser resolvido em breve.

Fonte: Android Police