Android 11 pode impedir apps de alterar a navegação por gestos

Foi descoberto que a versão de desenvolvedor do sistema operacional impede que apps de terceiros modifiquem a barra de navegação por gestos nativa do sistema
Luiz Nogueira25/02/2020 21h25, atualizada em 25/02/2020 21h40

20200219091522-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Aplicativos de personalização para Android existem aos montes. Alguns deles mudam o teclado do dispositivo, alteram ícones e, em alguns casos mais extremos, mudam o sistema de navegação por gestos, implementado nas últimas versões do sistema operacional do Google.

Entretanto, ao que parece, a utilização desses apps que alteram o sistema de navegação podem estar com os dias contados. A maioria deles utiliza um comando que oculta a barra de gestos existente, fazendo com que elas sejam substituídas pelas fornecidas pelo software, mas esse comando parece ter sido desativado no Android 11.

A descoberta foi feita por ziggy07, usuário do fórum Reddit. Ele postou que o ao atualizar o dispositivo para a versão de desenvolvedor do novo sistema operacional, o comando não é mais reconhecido.

Foto: Android Police

Nas versões anteriores, a ocultação da barra permitir que os usuários utilizem sistemas de navegação próprios. Com essa alteração, os aplicativos exibem sua barra de navegação sobre os controles de sistema já existentes, fazendo com que o app pare de funcionar ou apresente constantes travamentos.

O Google não se pronunciou sobre as modificações. Por esse motivo, não há como saber se isso é um erro apenas da versão de desenvolvedor ou algo que estará presente na versão final do sistema operacional.

Via: Android Police

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital