Promoção. Essa é a melhor palavra para descrever o Prime Day, da Amazon. É a data mais importante do calendário da empresa quando o tema são os descontos em produtos de diversas categorias.

E, neste ano, o Prime Day estreia no Brasil: entre 13 e 14 de outubro, clientes Prime vão ter acesso a descontos exclusivos e, em muitos casos, com entrega grátis. “O Prime chegou ao Brasil há um ano. Por isso, achamos que este é um bom momento para inaugurar o Prime Day aqui. Ele faz sucesso há muitos anos em outros países”, explica Juliana Sztrajtman, líder de Marketing e Prime da Amazon no Brasil.

Segundo Juliana, o Brasil é o país em que a base de clientes Prime cresceu mais rápido desde o lançamento da opção. Ela conta que ter o Prime Day no Brasil é parte da estratégia de construção de imagem da marca da Amazon no país.

Um dos motivos certamente é a concorrência. Aqui, a companhia enfrenta as lojas da B2W, que controla Americanas, Shoptime e Submarino, e da Via Varejo, que é responsável por Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, que estão já bastante consolidadas no país. “O varejo da Amazon começou no Brasil em 2019. Ainda é cedo para as pessoas conhecerem tudo o que a empresa tem.”

A inauguração de centros de distribuição também é parte da estratégia de expansão da companhia por aqui. O mais recente deles entrou em operação no início de setembro, em Cajamar, em São Paulo. “Temos um olhar de longo prazo”, conta Juliana. “E a Amazon acredita muito no Brasil.”

Em outros países, o Prime Day tem repercussão semelhante à Black Friday – e, muitas vezes, conquista clientes que buscam promoções para as compras de fim de ano. Juliana diz que isso não é proposital, mas que acontece especialmente para consumidores que se programam antecipadamente.

Apesar de o Prime Day ser apenas em outubro, a partir desta segunda-feira (28) a Amazon promete promoções antecipadas exclusivas diariamente. Vale lembrar que é preciso ser associado ao Prime para se beneficiar dos descontos. Quem ainda não é cliente Prime, pode assinar o serviço para aproveitar as ofertas. Os preços continuam os mesmos do ano passado: R$ 9,90 mensais ou R$ 89 pelo plano anual.

Juliana dá algumas dicas para quem quer estar entre os primeiros a saber das ofertas. “Sugiro baixar o app da Amazon para receber as notificações, ficar de olho no site e fazer a assinatura do Prime.”