A Amazon segue demonstrando que o Brasil é parte importante da estratégia para a assistente Alexa. A empresa acrescentou à sua linha de speakers equipados com a inteligência artificial o Echo Studio, que se destaca pela promessa de maior qualidade de som em comparação aos outros modelos já lançados até o momento.
O aparelho foi lançado no Brasil com um preço promocional. Seu preço sugerido nas lojas será de R$ 1.700, mas nesta primeira semana nas lojas ele estará disponível por R$ 1.500 até o dia 2 de julho.
Para quem não está familiarizado com a linha Echo, são caixas de som conectadas à internet que podem reproduzir músicas e podcasts por streaming, sem precisar de pareamento por Bluetooth. A maior parte da interação pode ser feita por comandos de voz, graças a microfones e à assistente Alexa, que também consegue se conectar a vários aplicativos (ou skills) para realizar vários tipos de funções.
A Amazon destaca entre os serviços de áudio compatíveis com o Echo Studio Spotify, Apple Music, Deezer e, obviamente, Amazon Music, além do TuneIn, para acompanhar emissoras de rádio ao vivo. Uma omissão notável são os aplicativos do Google como o Google Play Música e o YouTube Music, resultado da rivalidade entre as empresas neste mercado. É algo para se ter em mente se você for assinante de algum desses serviços.
O diferencial do Studio em comparação com outros modelos Echo está em seu woofer de 5,25 polegadas e 330 Watts de potência para potencializar os graves. A Amazon ainda destaca o tweeter de 1 polegada e três alto-falantes de médio alcance de 2 polegadas, além de um conversor de áudio digital (DAC) de 24 bits e um amplificador de 100 kHz, com suporte às tecnologias Dolby Atmos e Dolby 5.1.
Já na questão de automação doméstica, o Echo Studio já vem com um hub Zigbee, que permite controlar dispositivos que não podem se conectar diretamente à Alexa pela rede Wi-Fi. Isso aumenta a compatibilidade do caixa de som sem depender da aquisição de outro acessório, então pode ser uma vantagem para quem pretende investir em automação doméstica.
O Echo Studio se junta a outros modelos já lançados pela Amazon no Brasil. O primeiro a chegar foi o Echo Dot, hoje com preço sugerido de R$ 250, que foi seguido do Echo Dot com relógio, vendido a R$ 350. A empresa também comercializa o Echo padrão por R$ 700, com um pouco mais qualidade de som. Ainda há os Echo Show 5 e 8, que contam com uma telas de, respectivamente, 5 e 8 polegadas, que contam com capacidade de streaming de vídeo e interação por toques no display e câmeras para videoconferência. Eles custam R$ 600 e R$ 900.