Amazon encerra contratos com três entregadoras após denúncias graves

Fim das parcerias se deu por pressão exagerada sofrida por funcionários
Redação16/10/2019 17h20, atualizada em 16/10/2019 17h48

20191016024517

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon encerrou contrato com três empresas de entrega nos Estados Unidos, o que deve resultar em aproximadamente 2 mil desempregos no país, até o fim do ano.

De acordo com publicação do BuzzFeed News, o encerramento das parcerias se deu após denúncias de que os funcionários destas empresas sofriam grande pressão para o cumprimeito de prazos e metas. Um funcionário chegou a dizer que fez perto de 300 entregas em um único dia.

Uma das denúncias que mais chamou a atenção veio de um caso em Chicago, onde uma senhora de 84 anos morreu atropelada em 2016, por um motorista da Inpax, uma das entregadoras que teve seu contrato encerrado. Na época, a família da senhora acabou processando a própria Amazon, alegando que os processos de entrega são rigorosos demais e colocam outras pessoas em risco.

Além da Inpax Shipping Solutions, que deve perder 925 funcionários em função do fim do contrato com a Amazon, outras duas entregadoras viram seus acordos serem cancelados. A Sheard-Loman Transport, que já demitiu mais de 200 colaboradores, e a Letter Ride LLC, que vai dispensar cerca de 890 empregados, entre entregadores, motoristas e profissionais de outras áreas.

A rede de entregas da Amazon foi criada em 2014 e conta com várias empresas especializadas no ramo. Nesse modelo, a gigante norte-americana fornece instruções para os trabalhadores, mas não consegue controlar aspectos como as condições de trabalho, de responsabilidade das parceiras.

Via: BuzzFeed News

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital