Airbnb lança uma versão (bem) luxuosa do seu serviço

Gerente de viagens exclusivo para cuidar de todos os detalhes, chefs particulares, massoterapeutas, academia própria, utensílios de cozinha e banheiros em todos os quartos são algumas das ofertas
Redação25/06/2019 19h47, atualizada em 25/06/2019 20h35

20190412050121-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Airbnb está expandindo suas opções de aluguel para incluir algumas das acomodações mais caras e luxuosas do planeta. A nova linha, chamada Airbnb Luxe, foi projetada para clientes interessados em gastar mais de US$ 1 mil (R$ 3,85 mil) por noite em residências particulares com vistas panorâmicas e comodidades de primeira linha.

“O Airbnb Luxe foi construído com base na profunda experiência em viagens de luxo que o Airbnb ganhou com a aquisição da Luxury Retreats em 2017. Essa nova linha é lançada com mais de 2.000 residências espalhadas pelo mundo, cada uma passando por uma avaliação rigorosa de mais de 300 critérios para atender aos padrões tanto no design quanto na função”, diz o post no blog da empresa sobre o anúncio. A companhia afirma que as casas devem ter “elevados padrões de design”, incluindo incorporar o uso de “materiais e acabamentos premium e características raras e exclusivas”. Os imóveis também precisam ter “utensílios de cozinha” e banheiros para satisfazer todos os quartos.

O Luxe faz parte da transformação mais ampla do Airbnb em um serviço de hotel completo e uma plataforma de viagens — muito diferente de seu início, focada na economia de compartilhamento, que inclusive deu origem a serviços de passeio e muitas outras idéias.

O aluguel de casas luxuosas é um mercado que existe há décadas e e está aquecido com a concorrência de empresas hoteleiras tradicionais, como Marriott e Four Seasons — ambas querem uma fatia do bolo que do aluguel de luxo de curto prazo. Então, a questão que fica é: “Por que gastar esse dinheiro em um aluguel do Airbnb ao invés de apenas fazer uma reserva no melhor hotel que você puder encontrar?”. Bem, o próprio Airbnb acha que pode fazer melhor:

Cada reserva Airbnb Luxe oferece acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, a um designer de viagem dedicado e altamente treinado, que garantirá que a estadia seja adaptada às necessidades exclusivas do viajante em cada etapa do caminho. Isso inclui garantir reserva e check-in sem esforço, coordenar experiências e atividades em locais sob medida e organizar uma ampla gama de serviços, desde chefs particulares e massoterapeutas internos — ou, para as sessões dedicadas de treinamento pessoal em seu próprio setor privado de Academia.

A mudança para o serviço de agência de viagens é parte da transformação que a empresa iniciou em 2016, com o lançamento do Airbnb Trips. Ele permite que os contratados se inscrevam para oferecer tudo, desde guias turísticos até aulas de culinária na plataforma. Para a linha Luxe, no entanto, a empresa parece estar dando mais alguns passos contratando assistentes pessoais completos para projetar cada parte da viagem e garantir a sensação de luxo.

Reprodução

O ponto que vale enfatizar é que a novidade não é para consumidores comuns. O Airbnb diz que viu um aumento de 60% nas reservas de aluguéis que custam mais de US $ 1 mil por noite, em 2018 — mas não sabemos o que significa esse aumento exatamente; não há como dizer o quão grande é este mercado para a empresa.

A companhia comprou retiros de luxo por um motivo, e essa é uma jogada inteligente para aproveitar um mercado inexplorado, ocupado principalmente por agências de viagens e prestadores de serviços exclusivos, acessíveis apenas a pessoas ricas que conhecem as pessoas certas. Agora, com o Airbnb Luxe, qualquer um (ou qualquer grupo de pessoas) disposto a pagar o que é cobrado pode ter acesso a uma vila na Toscana, a uma mansão na Costa Rica ou a um chalé nos Alpes Suíços, entre outros locais.

A boa notícia é que, com muitos amigos ou familiares a bordo para dividir, o custo pode não ser tão caro quanto parece à primeira vista. Você não pode dizer o mesmo sobre um hotel.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Ícone tagsTags: