O Instagram anunciou hoje uma novidade no seu formato Stories. Com a próxima atualização, lugares e hashtags também terão suas próprias Stories, compostas pelas imagens postadas pelos usuários com as tags de um local ou com a aquela hashtag. Com isso, cada usuário poderá usar a busca para encontrar Stories relacionadas a assuntos que lhe interesse.

Com a novidade, a aba “Explorar” também passará a mostrar Stories que estejam acontecendo perto do usuário. Não se trata de algo totalmente inesperado – já havia especulações sobre a ideia de que o Instagram passaria a criar Stories para lugares e hashtags; ter a função de busca, portanto, faria sentido também.

O TechCrunch opina que intuito da rede social com a mudança parece ser tanto de fazer seus usuários passarem mais tempo no aplicativo quanto de ter mais informação sobre o que eles gostam. Essa informação é valiosa: se o Instagram sabe com precisão quais de seus usuários têm interesse em quais assuntos, ele pode vender publicidade a um preço mais alto.

Uma história de #amor, #aventura e #magia

Quando um usuário publicar uma Story usando uma hashtag ou um marcador de localização, haverá uma nova opção. Além de enviá-la para a sua própria história e para seus amigos, ele também poderá mandá-la para a história daquela hashtag ou daquele local. Ao fazer isso, o post ficará visível para todo mundo que buscar por aquela hashtag ou local no Instagram.

A pessoa que publicar sua Story na história maior de um lugar ou hashtag poderá ver também quantas pessoas viram o post por meio da busca por aquele lugar ou hashtag. Usuários que têm suas contas configuradas como privadas ainda poderão publicar Stories dessa maneira. No entanto, seu conteúdo só será mostrado a pessoas já autorizadas por eles a ver suas postagens.

Para os usuários, além de ser uma nova forma de compartilhar fotos e vídeos, é também um recurso bem útil. Se você quer saber como está o clima na praia antes de decidir se vai passar o fim de semana lá ou não, você pode ver isso pesquisando nos Stories. Se quiser saber se o bar onde você pretendia ir está cheio, pode ver as Stories publicadas naquele bar. Ou se quer saber se o restaurante onde pretendia jantar tem fila de espera, pode fazer o mesmo.

Há também o potencial para que o recurso seja usado para criar comunidades e discussões em torno de certos temas, da mesma maneira que as hastags fazem no Twitter. No entanto, se no Twitter essas discussões costumam ser centradas em texto, é provável que no Instagram elas assumam uma forma mais visual.