‘Modo Férias’ do WhatsApp permite ocultar indefinidamente grupo do trabalho

Aplicativo permitirá arquivar conversas sem que elas reapareçam na sua lista de conversas a cada nova mensagem recebida
Renato Santino03/11/2020 22h40, atualizada em 03/11/2020 23h00

20200910115304-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Especialmente em tempo de pandemia, os grupos de WhatsApp de trabalho se tornaram inescapáveis. Percebendo essa nova realidade, o aplicativo prepara uma nova função que poderá ajudar os usuários a ignorar essas conversas quando estiverem em férias ou afastados por qualquer motivo.

O novo modo permite que uma conversa seja arquivada por tempo indefinido, mesmo que o grupo continue trocando mensagens. Atualmente, o WhatsApp automaticamente desarquiva uma conversa quando há uma nova mensagem, o que pode ser desagradável. Especialmente na situação de um grupo de trabalho enquanto o usuário está em férias e querendo se desligar do que acontece na empresa.

Chamado de “Modo Férias”, segundo o site WABetaInfo, que descobriu a função ainda em etapa de desenvolvimento, o recurso deve causar algumas mudanças de interface no aplicativo. O WhatsApp deve passar a destacar a área de conversas arquivadas na aba de “Chats” do app, tornando esse recurso um pouco mais acessível ao público.

Reprodução

O próprio WhatsApp quer destacar a possibilidade de “mutar” permanentemente as conversas arquivadas. Ao abrir a janela de conversas arquivadas, o app mostrará uma mensagem informando para “Mova as conversas que você deseja manter no mudo para cá”, explicando que os grupos que ali forem guardados não retornarão à página inicial de chats do app.

Reprodução

A função, no entanto, talvez não fique pronta até as férias de fim de ano. Por enquanto, o recurso foi encontrado apenas destrinchando arquivos ocultos do aplicativo e não há uma previsão de lançamento. Ele foi descoberto na versão 2.20.199.8 do WhatsApp Beta para o Android, mas também está em desenvolvimento para o iOS.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital

Ícone tagsTags: