Já é possível dizer que os GIFs são uma das mais modernas formas de comunicação na era digital, e também uma das que mais crescem. Agora, a plataforma Giphy, uma espécie de “Google dos GIFs”, anunciou que vai começar a ganhar dinheiro com seus 200 milhões de usuários diários.
O número foi revelado nesta terça-feira, 1, pelo site norte-americano TechCrunch. Segundo uma fonte anônima da reportagem, os 200 milhões de usuários diários levam em conta o site giphy.com, o app para celular e também a API da plataforma, que é usada no Facebook, Messenger e WhatsApp.
Com isso em mente, a empresa está planejando lançar GIFs patrocinados como forma de gerar receita em cima desses milhões de usuários. Para os anunciantes, a ideia seria semelhante à do Google: empresas poderiam pagar para exibir um anúncio sempre que alguém pesquisar por determinadas palavras-chave.
Por exemplo: ao pesquisar por um GIF de “parabéns”, o usuário poderia ver uma animação patrocinada mostrando o brinde de dois copos de uma determinada marca de cerveja. Assim, o anúncio continua servindo aos propósitos do usuário, sem atrapalhar sua experiência ou a sua conversa.
Como ressalta o TechCrunch, outra fonte de inspiração para os GIFs patrocinados do Giphy é o Snapchat, com seus filtros patrocinados. São máscaras virtuais que os usuários podem aplicar sobre suas fotos ou vídeos destacando uma determinada marca, mas mantendo a informalidade da rede social.
A comparação com o Snapchat é curiosa porque, com 200 milhões de usuários diários, o Giphy já é mais popular do que o app de fotos e vídeos que desaparecem, que, por sua vez, tem “apenas” 166 milhões de usuários diários, segundo o último relatório da empresa, divulgado em maio. O Giphy é apenas um ano mais novo que o Snapchat.