A Nintendo foi a grande vencedora do DICE Awards 2018, premiação da Academia de Artes e Ciências Interativas que elege as melhores produções de games ao longo de um ano. Ao todo, a empresa japonesa ganhou 10 prêmios.
O grande destaque foi “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, que ficou com quatro prêmios, incluindo o principal troféu da noite, de Jogo do Ano de 2017. O game também ficou com os prêmios de melhor design, direção e melhor jogo de aventura.
Os outros prêmios dados à Nintendo foram de melhor jogo de smartphone do ano (“Fire Emblem Heroes”), melhor jogo portátil (“Metroid: Samus Returns”), melhor jogo para família (“Snipperclips”), melhor jogo de corrida (“Mario Kart 8 Deluxe”), melhor design de som (“Super Mario Odyssey”), e DICE Sprite, dado a jogos desenvolvidos com poucos recursos e que apostam em criatividade (“Snipperclips”).
Outro premiado da noite foi Genyo Takeda, antigo engenheiro da Nintendo que se aposentou em 2017. Ele foi homenageado por toda a sua contribuição para a indústria, que inclui o desenvolvimento de games como “Punch-Out!!!” e também em hardware. Takeda foi a mente por trás da alavanca analógica do Nintendo 64 que se tornou padrão na indústria, e também foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Nintendo Wii, um dos consoles mais vendidos da história.
Outros premiados
Além das premiações para a Nintendo, outros games se destacaram em 2017. “PlayerUnknown’s Battlegrounds” ficou com o prêmio de melhor jogo online e melhor jogo de ação. “Horizon: Zero Dawn” ganhou os prêmios de melhor história e maior conquista técnica.
Já “Cuphead” ficou com três prêmios: melhor direção de arte, melhor música original e melhor animação.
Confira os outros premiados da noite:
- Conquista técnica em realidade imersiva: Lone Echo/Echo Arena
- Jogo em realidade imersiva do ano: Lone Echo/Echo Arena
- Jogo de simulação/estratégia do ano: “Mario + Rabbids Kingdom Battle”
- Jogo de esporte do ano: “FIFA 18”
- RPG do ano: “NieR: Automata”
- Jogo de luta do ano: “Injustice 2”
- Personagem do ano: Senua, de “Hellblade: Senua’s Sacrifice”