Não é novidade que o YouTube está trabalhando em um sistema de assinaturas pagas para vídeos. No entanto, antes disso, o serviço de vídeos lançou um novo formato de pagamentos, chamados de “sponsorships” (“patrocínios” em inglês), que permitem pagar US$ 4 ao mês para apoiar alguns canais de games.
No entanto, o formato não é uma assinatura no sentido tradicional da palavra. Os vídeos dos canais que adotaram o recurso continuam gratuitos para todos. Os sponsorships são uma forma de apoiar o canal de que o usuário gosta em troca de alguns benefícios simbólicos, misturando um pouco do que é o Patreon e o sistema de assinaturas do Twitch.
Entre os diferenciais recebido pelos apoiadores estão ícones diferenciados ao lado do nome do usuário no chat durante sessões de jogos ao vivo e acesso a salas de bate-papo restritas aos apoiadores.
A inspiração no Twitch tem motivo. As assinaturas de canais no serviço que hoje pertence à Amazon já geram cerca de US$ 36 milhões por ano. Por lá, o valor padrão da assinatura é mais caro: US$ 5 ao mês.
Nem o YouTube, nem o Twitch divulgam exatamente qual é a fatia deste dinheiro que vai para os criadores de conteúdo e quanto fica com a empresa, mas ambas dizem ficar com a menor parte. Não seria surpresa, no entanto, seo Google oferecesse condições mais vantajosas para o público e os streamers como forma de tentar atrair mais usuários, mas não há nada confirmado.
Essa é só mais uma prova de que o YouTube está levando jogos cada vez mais a sério. As estatísticas mostram que a empresa está mais do que certa em fazer isso. Segundo Ryan Watt, chefe global na área de jogos, diz que são assistidos 144 BILHÕES de minutos por mês de conteúdo relacionado a jogos.