O Xbox Series X, novo console da Microsoft para a nova geração de jogos eletrônicos, vem causando contratempos para alguns usuários: desliga do nada, não carrega alguns jogos e força reinicializações. O problema, relatado inicialmente pelo Windows Central, não parece ser massificado, mas o volume de reclamações no fórum oficial da Microsoft e no Reddit segue crescendo.
Segundo vários consumidores, após ligar o aparelho, ele recusa-se a carregar um jogo, apenas para desligar sozinho depois de alguns segundos. Mais além, apenas o console está desligando: o joystick segue funcionando normalmente, o que, segundo alguns reclamantes, força usuários a remover e reinserir suas pilhas para reiniciar todo o sistema.
No Twitter, um usuário apelidado “NoGuyTest” chegou a publicar um vídeo:
The #XboxSeriesX I have refuses to load #CodWarzone It crashes the machine every time, & the controller resets. Just my luck to get a duff #Xbox at launch. Happens on other games too.
Do I go to @MicrosoftHelps or @Argos_Online for a replacement? @JezCorden @xboxuk @XboxSupport pic.twitter.com/ln4mS6fWBs— NoGuyTest (@NoGuyTest786) November 11, 2020
A situação parece ter se expandido para algumas funções do Xbox Series X: segundo Jason Ronald, do site Team Xbox, a função “quick resume”, que permite que você retome uma partida após pausá-la e iniciar outro aplicativo sem que seu progresso se perca, foi temporariamente desabilitada pela Microsoft por apresentar alguns problemas. Ele não informou, porém, se os dois casos são relacionados.
Até o momento, a Microsoft não se manifestou sobre os problemas, mas ter desabilitado o “quick resume” prova que a empresa está a par da situação e deve estar trabalhando em uma solução.
Fake news
Embora a situação acima pareça ser real, recentemente, o novo console da Microsoft foi alvo de fake news, com o objetivo de tentar desmoralizar o Xbox Series X junto ao público. Um vídeo fez as rondas pelas redes sociais, mostrando o aparelho soltando grandes quantidades de uma fumaça bastante densa.
Demorou um pouco, mas rapidamente a internet pareceu desvendar o mistério: um jornalista demonstrou que o aparelho pode “sugar” o ar em suas imediações, expelindo-o por cima. Com base neste conhecimento, ele tragou um cigarro eletrônico, soltando a fumaça na base do console. O Xbox Series X imediatamente a sugou, soltando-a por cima.
Conforme mostramos aqui no Olhar Digital, a ideia de mostrar o “fumacê” seria a de aferir um possível superaquecimento do console, o que seria impossível dentro daquele contexto. A fumaça era densa demais e expelida de forma contínua. Isso só ocorreria se algum cabo ou outro componente interno entrasse em curto-circuito ou estivesse em chamas. Fosse esse o caso, porém, outros sinais bem mais evidentes também estariam presentes.
Fonte: Windows Central